Jeffrey Katzenberg, executivo de longa data da indústria, afirmou que a inteligência artificial (IA) reduzirá drasticamente o custo de criação de filmes animados de grande sucesso. “Não conheço uma indústria que será mais impactada do que qualquer aspecto da mídia, entretenimento e criação”, disse Katzenberg. Nesse sentido, as afirmações foram feitas em um painel de discussão no Fórum Nova Economia da Bloomberg.
“Nos bons velhos tempos, você poderia precisar de 500 artistas e anos para fazer um filme animado de classe mundial. Eu não acho que levará 10% disso daqui a três anos.”
Katzenberg ganhou destaque como executivo de produção no estúdio de cinema da Walt Disney Co. Entretanto, antes de se juntar ao cineasta Steven Spielberg e ao executivo de Hollywood David Geffen para co-fundar a DreamWorks. Ele disse que a adoção da IA acelerará a transformação digital da indústria de entretenimento em um fator de 10.
Ademais, juntando-se a Katzenberg no fórum em Singapura, outros líderes empresariais globais abordaram como as tecnologias emergentes de inteligência artifical mudarão a maneira como vivemos e trabalhamos.
O problema de dados
Sara Menker, fundadora e CEO da GRO Intelligence, disse que o aprendizado de máquina está ajudando a prever a demanda, oferta e preço de todas as commodities agrícolas globalmente. Além disso, também auxilia na extração de insights de grandes conjuntos de dados e na melhoria da avaliação de riscos.
No entanto, ela também destacou o problema crescente de ter muitos modelos: existem 2,9 milhões de modelos apenas dentro de seu setor. Já Kai-Fu Lee, veterano de quatro décadas no desenvolvimento de sistemas de IA, também expressou cautela sobre as armadilhas da IA.
Segundo Lee, “o que vimos com a Cambridge Analytica há alguns anos agora está em esteroides”. Nesse sentido, ele referia-se aos volumes de dados de usuários do Facebook colhidos pela agora extinta empresa. Ainda assim, Lee argumenta que a regulamentação deve ser medida para não sufocar a inovação.
Bob Moritz, presidente global da PwC, destacou que o treinamento e a compreensão necessários não corresponderam ao entusiasmo em torno da IA como uma “nova coisa brilhante e reluzente”.
“Temos um enorme desafio agora diante de nós que. Se você for tão longe, tão rápido sem a reengenharia do trabalho, na verdade temos um grande descompasso, que está criando mais problemas sociais”, disse Moritz. “Isso vai ser problemático, especialmente entrando em uma economia em desaceleração.”
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com