Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Investimentos

Gradiente contrata Michel Temer em processo por marca do IPhone no Brasil

A controvérsia entre Apple e Gradiente se estende por vários anos, com a Apple atualmente em vantagem.

Michel Temer, ex-presidente do Brasil e que também atuou como deputado federal por São Paulo, agora representa a fabricante brasileira Gradiente em um processo judicial que parece não ter fim. O pedido da ação é o direito autoral ao nome “iPhone”.

A Gradiente contratou Temer, que também tem uma carreira como advogado, para representá-la em sua ação contra a Apple sobre os direitos exclusivos da marca iPhone no Brasil. O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o processo na última sexta-feira (13), e a votação continua nos próximos dias, com a Apple atualmente liderando.

Temer presidiu o Brasil de setembro de 2016 a início de 2019 após o impeachment de Dilma Rousseff. Além disso, já representou outra gigante da tecnologia, a Google, no STF este ano, discutindo o Projeto de Lei das Fake News, atualmente em suspensão.

A controvérsia entre Apple e Gradiente se estende por vários anos, com a Apple atualmente em vantagem. A saga começou em 2000, quando a Gradiente, conhecida por seus eletrônicos nos anos 80, pediu o registro da marca “Gradiente iPhone” ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

A Apple lançou seu iPhone antes da conclusão do registro da Gradiente, o que levou a empresa brasileira a entrar com uma ação em 2013. A Gradiente até lançou seu próprio “Iphone”, com “I” maiúsculo, e a batalha legal continua uma década depois.

Em 2023, o STF assumiu o caso após passar por outras instâncias. Atualmente, a votação está 3 a 2 a favor da Apple. Alexandre de Moraes, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso defendem que a marca iPhone é globalmente reconhecida como propriedade da Apple. No entanto, Dias Toffoli e Gilmar Mendes argumentam em favor da Gradiente, citando a cronologia como base para seus direitos.

Clique aqui e inscreva-se agora em nosso canal do YouTube e fique por dentro das últimas novidades em cripto.

Notícias relacionadas



Warren Buffett sorteia Bitcoin no TikTok, mas óbvio que é golpe com DeepFake Brasil quer cobrar direito autoral da Amazon pelo uso do nome Há 10 anos, um universitário recebeu 22 Bitcoins após viralizar na TV Golpistas usam deepfake do Elon Musk para pedir doações em cripto; e conseguiram US$165 mil MPSC Bloqueia R$27,4 Milhões de Empresa Suspeita de Pirâmide Financeira