Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

Europa troca o gás russo por painéis solares chineses.

Buscando reduzir dependência da Rússia, Europa aumenta a dependência da China

O conflito entre Rússia e Ucrânia reduziu drasticamente a oferta de gás no continente europeu, levando a uma alta de até 600% no preço do natural. 

Para solucionar o problema, os europeus têm apostado na diversificação de fontes, incluindo energia solar. O problema? A energia solar depende, em essência, dos painéis fabricados na China. 

Entre na comunidade BLOCKTRENDS PRO com 15% OFF e receba +20 cursos, análises diárias, relatórios semanais, lives e mais.

A presença massiva de chineses no mercado ajudou os painéis solares a desabaram de preço. Entre 2010 e 2021 o custo de um painel de 1Kw caiu de $1870 para $163. 

A queda de preços levou a um aumento da presença de energia solar no mundo, que hoje responde por cerca de 6% do total, um crescimento constante ao redor do mundo.

Em muitos casos, como no Brasil, a energia solar cresce à base de subsídios, ou descontos pelo não uso de linhas de transmissão.

Mas agora, em meio ao conflito que reduziu drasticamente a oferta de energia na Europa, o velho continente espera expandir a oferta de energia solar em níveis muito acima dos vistos até aqui.

Segundo a consultoria de Taiwan, Infolink, no primeiro semestre deste ano europeus importaram 42,4 Gw de painéis solares, um aumento de 132% na base anual.

Em valores absolutos, os europeus desembolsaram $16 bilhões, contra $7,2 bilhões no último ano.

A expectativa é de que isto acabe por amenizar a alta de preços de energia geral. Em 2021, o preço da energia solar caiu até 21%, em países como Austrália. 

A China produz cerca de 75% dos painéis solares do mundo, o que por sua vez pode acabar se tornando uma importante arma econômico para o regime chinês. E assim como a Rússia, há bons casos na história em que a China não se absteve de pressionar economicamente países, como o caso recente da Lituânia, se isto implicar defender seus interesses.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas