Elon Musk, CEO da Tesla, emitiu um “pedido de socorro” ao governo dos Estados Unidos contra sua maior concorrente, a montadora chinesa BYD. Nsse sentido, seu pedido foi para que o governo implemente barreiras comerciais contra carros elétricos chineses baratos, especialmente os produzidos pela BYD.
Como a BYD se tornou a maior montadora de carros elétricos do mundo
Musk argumenta que essas montadoras chinesas representam uma ameaça significativa para os concorrentes ocidentais. Desse modo, destacando a vantagem competitiva dos chineses como capaz de “demolir” a maioria dos concorrentes globais. Ele acredita que apenas uma sobretaxa poderia “igualar o jogo”.
Em 2023, a BYD, apoiada pelo bilionário Warren Buffett, superou a Tesla na produção global de carros elétricos. A expansão da empresa chinesa tem chamado a atenção até mesmo da União Europeia, que investiga o motivo por trás dessa alta competitividade. Em resposta a essa concorrência, a Tesla planeja lançar um modelo mais acessível até 2025.
O presidente dos EUA, Joe Biden, também comentou sobre o assunto na última semana, enfatizando que o governo federal não permitirá que os chineses dominem o mercado de veículos elétricos. No entanto, analistas de mercado apontam que a vantagem competitiva da BYD e de outras montadoras chinesas não se deve a subsídios, mas sim a uma cadeia de fornecimento estável e ao amplo mercado chinês.
Em resposta às declarações de Elon Musk, o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou desconhecer o assunto, mas defendeu um “ambiente de negócios justo e aberto” em todo o mundo.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com