Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

45% da oferta de Bitcoin é controlada por investidores comuns, aponta estudo

Governos controlam menos de 3% das moedas em circulação e investidores comuns no bitcoin possuem a maior participação.

Um estudo recente do BlockTrends Research revelou que 45% da oferta circulante de Bitcoin está nas mãos de investidores individuais, desafiando teorias de concentração de oferta na criptomoeda. O relatório destaca a distribuição atual das moedas em circulação, com foco na quantidade de moedas perdidas e na posse de fundos de investimento.

O estudo estima que aproximadamente 3.7 milhões de BTC, ou cerca de 17.6% da oferta total, estão perdidos para sempre, com base em análises da Glassnode e River. Entretanto, é importante ressaltar que o número de moedas perdidas é um valor aproximado, uma vez que é impossível distinguir uma moeda dormente de perdida. Os investidores comuns somados possuem atualmente 9.4 milhões de moedas em sua posse, já desconsiderando o que está potencialmente perdido.

Embarque em mais de 150 horas de conteúdo exclusivo sobre o universo das criptomoedas e blockchain na Plataforma BlockTrends.

Além disso, a quantidade de Bitcoin nas mãos dos governos é inferior a 3%, um número significativamente baixo que reflete a descentralização da criptomoeda. Conforme os valores do Bitcoin Treasuries, os maiores detentores estatais são os Estados Unidos, China e o Reino Unido.

Desmistificando a Concentração de Bitcoin

Contrariando as teorias de concentração, o estudo revela que quase metade da oferta de Bitcoin é detida por investidores individuais, demonstrando uma distribuição mais equilibrada do que se supunha anteriormente. Essa descoberta é crucial para entender a dinâmica do mercado de Bitcoin e a participação dos investidores.

Os fundos de investimento, incluindo ETFs à vista, representam pouco mais de 4% da oferta circulante de Bitcoin. Este número indica que, apesar do crescente interesse institucional na criptomoeda, a maior parte do Bitcoin continua nas mãos de investidores individuais.

Neste momento, os ETFs à vista possuem cerca de 728 mil Bitcoins em sua posse e este número deve aumentar nos próximos anos. Embora a atual oferta esteja majoritariamente concentrada em indivíduos, espera-se que a participação de entidades de grande porte aumente.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Pela primeira vez em 15 anos, todos bilionários com menos de 30 anos são herdeiros. E isso é ótimo para o Bitcoin Alguém lembrou de 50 centavos em BTC guardados em 2010. Agora valem US$3,3 milhões Por que o Bitcoin está caindo tanto nesta sexta-feira (12) Quanto valem as criptomoedas de Times Brasileiros Golpe faz investidores perderem R$1,3 milhão em 2 minutos em criptomoeda