Depois de dois anos de pesquisa, planejamento e criação de produtos, a startup de tecnologia 0xCarbon anunciou oficialmente sua chegada ao mercado neste mês. Nesse sentido, a startup recebeu um investimento proprietário de R$3 milhões com objetivo de unir blockchain e inteligência artificial.
Portanto, a companhia anuncia que surge com duas soluções tecnológicas de ponta na prateleira. Entre elas, Alore (Wallet-as-a-Service para custódia de ativos digitais) e Zeca (IA generativa e brasileira nativa). Ambas conectadas entre si e destinadas a redefinir as interações digitais financeiras e a automação de processos.
A 0xCabon foi criada por Fabio Canesin (CEO). O executivo atuou em grandes companhias do mercado de energia, como a Schlumberger (SLB), e integrou projetos de universo cripto, como o Nash.io e Elrond (MultiverX). Atualmente, a startup já roda com empresas piloto e possui a meta de alcançar ao menos 20 novos clientes para cada plataforma (Alore e Zeca) até o final de 2024.
CEO da startup entende que inteligência artificial e blockchain são inevitáveis
Ademais, a proposta da 0xCabon é desenvolver e oferecer para companhias brasileiras soluções disruptivas baseadas em blockchain e IA. Conforme Canesin, a automação de processos, que teve início nos anos 80 com o avanço nas comunicações, se expande atualmente para outros aspectos criativos do trabalho e do entretenimento.
“Essa tendência deve avançar sobre o setor financeiro por meio da tecnologia blockchain. Um exemplo é o projeto DREX, do Banco Central. Nesta esteira, observamos uma imensa oportunidade de negócios”, comenta Canesin.
Ainda de acordo com o CEO, uma grande tendência para o futuro é o surgimento de assistentes digitais e serviços impulsionados pela Inteligência Artificial (IA). Este cenário prevê uma integração profunda entre tecnologia de IA e blockchain.
Na visão do CEO, as “IAs pessoais” serão especialmente cruciais, sugerindo produtos e serviços adaptados às preferências e necessidades individuais dos usuários. Isso indica uma mudança para uma economia onde as IAs atuam como novos agentes econômicos. Assim, realizando transações diretamente entre si.
“Para suportar e coordenar essas relações complexas, a segurança e a previsibilidade fornecidas pelos smart contracts se tornarão essenciais. Desse modo, implicando a necessidade de todas as IAs estarem conectadas à blockchain”, complementou.
Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com