Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

Rússia revisa PIB para -3%, ante previsão de -11,2% em abril

Com alta de commodities, Rússia tem evitado uma queda maior na sua economia.

O Ministério da Economia russo segue revisando os dados do PIB do país, na medida em que os efeitos das sanções do ocidente parecem menos relevantes.

Se no início do conflito o Banco Mundial chegou a prever uma queda de 11,2%, o resultado até o momento parece mais próximo de uma queda de 3%.

Entre na comunidade BLOCKTRENDS PRO com 15% OFF e receba 35 cursos, análises diárias, relatórios semanais, lives e mais.

A alta no preço do petróleo, além do gás natural, tem mais do que compensado a redução nas exportações por parte da Rússia, ainda que o país vá sofrer algum efeito com o conflito.

A declaração em torno do novo consenso se deu por parte do ministro Andrei Belousov. Os últimos dados do Ministério indicam uma queda de 4,2%, na projeção feita no início de Agosto.

O PIB, entretanto não é a única variável afetada no país. A inflação russa deve atingir 17,8%, a terceira maior do G20, atrás apenas da Turquia e Argentina.

Outro dado relevante está na exportação de produtos “não commodities”, que deve ter queda de 17% no ano.

Para 2023, a expectativa é de uma queda em torno de 1-2%. 

Queda mais significativa tem sido vista na Ucrânia. Em um único trimestre, a economia do país recuou o equivalente a 4 anos, ou uma queda de 4% atualizados.

Em termos nominais, a Ucrânia é considerado um países mais pobres da Europa, com PIB per capita de $3,7 mil, cerca de metade do PIB per capita brasileiro.

O país possui uma população de 44 milhões de habitantes, a mesma do Estado de São Paulo, com uma economia 75% menor.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas