Artigo

bitcoin

O Bitcoin subiu 68% desde o natal. Isto é o que você perdeu


Por Marcelo Campos
Janeiro 7, 2021

[post-views]

Em apenas 13 dias, o Bitcoin já subiu 68%. Está nervoso sem ter certeza se perdeu o bonde novamente? Não tem problema, te explicamos os motivos por trás da alta do BTC.

Em 11 de maio de 2020, a rede Bitcoin passou por uma mudança protocolar. O Halving do Bitcoin, como é chamado, é um evento programado desde a mineração do primeiro bloco da blockchain do BTC, em 3 de Janeiro de 2009.

Através da construção de uma robusta arquitetura de rede, apenas existirão um total de 21 milhões de Bitcoins no mundo. Até o presente momento, 88% de todos os BTC’s já foram minerados. Os 12% restantes serão ofertados até 2140. Por que tanta certeza nesta afirmação? Bom, simples, a culpa é do Halving do Bitcoin.

Tudo sobre blockchain, investimentos e economia.

Assine a nossa newsletter

BLOCKTRENDS

Assine Grátis nossa Newsletter e acompanhe as tendências sobre blockchain, investimentos e economia.

Imagine o seguinte, a cada bloco minerado na rede Bitcoin, o minerador ganha uma premiação por seu esforço computacional ao manter a blockchain em funcionamento. Esta premiação pela manutenção do Bitcoin era equivalente a 50 BTC’s em 2009.

No entanto, para garantir que a oferta do ativo digital seja verdadeiramente escassa, esta premiação por bloco reduz  ao longo do tempo. É questão básica de oferta e demanda. Se o prêmio ao bloco minerado diminuir, o minerador terá menos incentivos para continuar expandindo a oferta do Bitcoin.

Como isso funciona na prática? A cada exatos 210.000 blocos minerados na rede Bitcoin, a remuneração ao minerador é cortada pela metade. Dessa forma, em 2012, após o primeiro Halving, o prêmio por bloco minerado foi reduzido para 25 BTC’s. Já em 2016, no segundo Halving, a remuneração da rede foi cortada novamente pela metade, para 12,5 BTC’s. E, por fim, em 11 de Maio de 2020, a remuneração atingiu os níveis atuais: um prêmio de 6,25 Bitcoins a cada bloco devidamente validado pelo minerador.

Por que todo esse papo de arquitetura de rede é importante? Porque é questão de economia básica. Imagine que você criou um criptoativo que, de forma garantida, terá oferta verdadeiramente escassa até 2140. Qualquer aumento na demanda por Bitcoin, fará o preço do ativo digital disparar.

Por que alguém precisaria de Bitcoin?

Claro, o preço do BTC apenas sobe se houver demanda. Como qualquer pessoa com o mínimo de pensamento crítico, você já deve estar se questionando porque alguém demandaria um protocolo de computador.

Antes que você se apresse, não custa lembrar: a internet é construída em cima de um pedaço de protocolo, o TCP/IP. E, aparentemente, há uma grande demanda pela rede mundial de computadores na Era da Informação.

Mas voltemos ao Bitcoin. Como é de se esperar, após cada Halving do Bitcoin se inicia um ciclo de alta no preço do ativo. Após o primeiro Halving, o BTC se valorizou 9246% frente ao dólar em apenas 13 meses. Após o segundo Halving, a valorização foi de 2892% contra a moeda norte-americana em 18 meses. Já no terceiro Halving, o ativo acumula alta de 321% em dólar nos últimos 8 meses.

No entanto, a alta do atual ciclo é diferente das duas últimas. Enquanto em 2012 e 2016 a valorização do ativo ocorreu por causa do varejo e dos fiéis do Bitcoin, o terceiro halving inaugurou um novo tipo de HODLer, o investidor institucional.

De maio para cá, os anúncios de bancos de investimento, grandes fundos e investidores carimbados comprando Bitcoin se amontoaram no noticiário especializado. Dentre os diversos nomes que entesouraram BTC ou anunciaram produtos especificamente voltados ao criptomercado, se destacam: MicroStrategy, Galaxy Digital Holdings, Square Inc., SkyBridge, MassMutual, JPMorgan, Jefferies, Three Arrows, Ruffer Management, PayPal, Facebook e, claro, isso sem incluir o fenômeno do Grayscale Bitcoin Trust (GBTC).

Esta movimentação inédita ocorre porque essas gigantes estão vendo algo que a maioria do mercado ainda não viu: o Bitcoin vem se tornando uma robusta reserva de valor em um mundo onde a moeda fiduciária é cada vez mais subjetiva e desvalorizada.

Comprar Bitcoin, para essas empresas, deixou de ser uma questão ideológica, mas sim uma proteção contra a intensa crise política e monetária que o planeta inteiro passa pelo momento.

É claro, nada dura para sempre. O BTC não permanecerá neste atual ciclo de alta de forma indeterminada. Assim como nos dois últimos Halvings, o preço do Bitcoin deve encontrar um pico e, então, começar seu período de queda. Esta certeza é ótima para o ativo, ajuda o mercado a se profissionalizar entre ciclos, atrair novos investidores e continuar sua longa jornada até o ano de 2140.

Tudo sobre blockchain, investimentos e economia.

Assine a nossa newsletter

BLOCKTRENDS

Assine Grátis nossa Newsletter e acompanhe as tendências sobre blockchain, investimentos e economia.

Ao que tudo indica, ninguém que está lendo este texto hoje estará vivo para observar o dia que o Bitcoin cumprirá o destino de seu algoritmo monetário e se tornará o primeiro ativo da história a ser definitivamente escasso. No entanto, todos nós temos a chance de fazer parte dessa longa jornada cada vez mais inevitável.

Você não precisa acreditar em nada do que está escrito aqui. Tudo o que você precisa fazer é estudar o Bitcoin e verificar se a tese se sustenta por si própria.


Para se manter atualizado, siga a QR Capital no Instagram e no Twitter.

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail