Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Na contramão dos EUA, Hong Kong quer unir bancos e cripto

País busca se tornar o centro financeiro da Ásia quando o assunto são criptoativos.

Contrariando uma política de repressão ao setor de criptoativos que tem sido comum na China continental, Hong Kong segue incentivando bancos e outros serviços financeiros a trabalharem com empresas de cripto.

A oportunidade de ocupar um vácuo deixado pelo mercado americano, que viu a quebra dos 2 maiores bancos a atuarem junto ao setor cripto, faz de Hong Kong, um dos 10 maiores mercados globais, intensificar a busca por empreendimentos do tipo.

A Comissão de Futuros e Valores Mobiliários de Hong Kong (SFC), prevê lançar em maio, com vigência para 1 de junho, uma nova diretriz para o setor.

A expectativa é de que as exchanges sejam incentivadas no país, com bancos também recebendo apoio para prestarem serviços a tais empresas.

Outra área a receber apoio da SFC é a de Fundos de índice negociados em bolsa, os ETFs. Recentemente Hong Kong viu o lançamento de um ETF de futuros de Bitcoin por parte da Samsung. Agora a expectativa é por um ETF de spot.

ETFs de spot tem por missão comprar e custodiar Bitcoins, ajudando a elevar a escassez do ativo, ao contrário dos ETFs de contratos futuros. Nos EUA, este tipo de ETF ainda não é permitido.

Apesar dos esforços, ainda pairam dúvidas sobre a posição de Hong Kong, em especial se as empresas instaladas por lá conseguirão ter acesso aos consumidores chineses.

Na China, a mineração, bem como operações de exchanges, seguem banidas de operar no país. 

Até o momento, cerca de 80 companhias já demonstraram interesse em mudar-se para Hong Kong.

Clique aqui e inscreva-se agora em nosso canal do YouTube e fique por dentro das últimas novidades em cripto.

Notícias relacionadas



Warren Buffett sorteia Bitcoin no TikTok, mas óbvio que é golpe com DeepFake Brasil quer cobrar direito autoral da Amazon pelo uso do nome Há 10 anos, um universitário recebeu 22 Bitcoins após viralizar na TV Golpistas usam deepfake do Elon Musk para pedir doações em cripto; e conseguiram US$165 mil MPSC Bloqueia R$27,4 Milhões de Empresa Suspeita de Pirâmide Financeira