Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

Moeda desvaloriza 37% frente ao dólar em um dia

Em medidas desesperadas, nesta quarta-feira o Banco Central do Egito (CBE) implementou uma flexibilidade na taxa de câmbio.

Uma moeda desvalorizou mais de 37% frente ao dólar nesta quarta-feira (6). E o mais impressionante de tudo, é que trata-se de uma moeda fiduciária, e não uma criptomoeda.

Em medidas desesperadas, nesta quarta-feira o Banco Central do Egito (CBE) implementou uma flexibilidade na taxa de câmbio. Desse modo, permitindo que o valor da libra egípcia contasse com a regulação pelas forças de mercado. A medida foi uma tentativa de aliviar uma economia já debilitada.

Embarque em mais de 150 horas de conteúdo exclusivo sobre o universo das criptomoedas e blockchain na Plataforma BlockTrends.

Além disso, o CBE aumentou as taxas de juros em 600 pontos-base (6%), marcando o segundo aumento do ano, conforme declarado em um comunicado oficial do banco. Após a medida, o valor da moeda egípcia despencou mais de 37% frente ao dólar americano. Um dólar americano equivale a cerca de 50 EGP no momento da publicação, em comparação com quase 30,90 EGP no dia anterior.

Economia do Egito depende de dólar, e moeda local não ajuda

A economia doméstica é recentemente pressionada pela escassez de divisas estrangeiras. Portanto, resultou na existência de um mercado paralelo de câmbio e restringiu o crescimento econômico. Ademais, esse cenário acontece junto a um cenário de aumento da inflação.

Para tentar garantir uma transição suave, o CBE afirmou que vai continuar mirar na inflação como sua âncora nominal. Nesse sentido, visando permitir que a taxa de câmbio seja determinada pelas forças de mercado.

O Banco Central do Egito também instruiu os bancos a abrir o limite para o uso de cartões de crédito após ter permitido apenas um total de 250 dólares por mês. Durante meses, empresas e viajantes recorreram ao mercado informal. Muito devido às suas necessidades de dólares americanos em um país dependente de importação. Especialmente de trigo, a commodity mais estratégica.

Mesmo as instituições estatais teriam comprado dólares americanos do mercado negro diante de uma extrema escassez da moeda, segundo a imprensa local. A libra egípcia tem lutado contra o dólar americano por meses. Desse modo, levando a aumentos nos preços de commodities essenciais como trigo, arroz, açúcar e óleo de cozinha, o que afetou as famílias de baixa e média renda.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Ex-CEO da Binance pode ser condenado a 3 anos de prisão (não 4), e pede desculpas Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, desapareceu há exatos 13 anos Google é forçado a desincentivar novos candidatos políticos Magic Eden adiciona suporte para Runes do Bitcoin Dona da CazéTV agora pertence à XP Inc e vai expandir globalmente