Javier Milei, presidente eleito na Argentina, encontrou-se nesta terça-feira (21) pela primeira vez oficialmente com Alberto Fernández, o atual presidente mandatário. Nesse sentido, Gabriela Cerruti, porta-voz do governo, postou em seu X (antigo Twitter) sobre o evento.
“O presidente @alferdez recebeu esta manhã o Presidente eleito @JMilei. A reunião decorreu na residência presidencial de Olivos, para iniciar o processo de transição institucional entre as equipas designadas por ambos nas diferentes áreas do governo”, comunica.
Milei, libertário e líder da coalizão política La Libertad Avanza, foi eleito no último domingo (19). O libertário fez a Mafalda, e a Mônica, chorar abraçadas após vencer com 55,78%, ou 14,022 milhões dos votos, segundo dados oficiais. Enquanto que sua oposição, Sérgio Massa,contou com 44,21%, ou 11,114 milhões de votos.
Milei ainda não anunciou seus ministros, sendo que o nome mais esperado é o da Economia. O motivo é um tanto óbvio, dado a crise inflacionária que a Argentina vem vivenciando nos últimos anos.
Além disso, Milei costuma adotar ideologias bastante libertárias, e voltar-se para uma ideia de um Estado mínimo. O presidente eleito da Argentina discute sobre dolarização da economia argentina, e a erradicação do Banco Central.
As repercussões nas Bolsas argentinas, e no preço do Bitcoin, até então são positivas após a vitória de Javier Milei. O dólar paralelo (Dólar blue) voltou a ficar acima da marca dos 1.000 pesos. O Bitcoin observou uma valorização de mais de 26% contra o peso após a vitória de Milei.
Além disso, o índice S&P Merval (MERV), que mede o desempenho das ações mais líquidas da Argentina negociadas na Bolsas y Mercados Argentinos (BYMA), decolou nesta terça em 17% para 760 mil pontos.
Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com