O Itaú Unibanco anunciou nesta quinta-feira (24) a venda de sua operação na Argentina para o Banco Macro, uma instituição privada do país, pelo montante de R$ 250 milhões. Apesar da venda, o banco brasileiro não deixará completamente o mercado argentino, segundo o comunicado. A operação foi feita entre as subsidiárias das instituições, por meio da compra da totalidade de ações do Itaú Argentina pelo Banco Macro.
As ações do Banco, sob ticker de ITUB4, estão sendo negociadas em baixa no pregão de hoje na B3. O papel do banco cai maios de 1% no diário a R$27,24. Além disso,, a ideia é manter um escritório de representação no país. Desse modo, este escritório terá como objetivo atender clientes corporativos de wealth e private bank, utilizando as unidades do banco no Brasil e em outras localidades externas.
O Itaú, que ocupava a 16ª posição em total de empréstimos em pesos argentinos, focava principalmente em atender empresas exportadoras da Argentina. A instituição acredita que pode continuar servindo a esses clientes corporativos por meio de um escritório local e capital externo. No entanto, a operação de varejo na Argentina, que nunca alcançou uma grande escala, não se mostrou rentável, levando à decisão de venda.
Itaú e suas operações
Além da Argentina, o Itaú mantém operações significativas em outros países da América Latina, como Chile, Paraguai e Uruguai. Também possui uma presença menor na Colômbia, onde enfrenta desafios similares de rentabilidade.
Com a aquisição, o Banco Macro consolida sua posição no mercado argentino, tornando-se o maior banco privado de capital argentino no país. Atualmente, o Macro opera com 565 agências e emprega 9,4 mil funcionários, tendo ações listadas nas bolsas de Buenos Aires e Nova York.
Para finalizar o processo de venda, o Itaú buscará a aprovação das entidades reguladoras de ambos os países, Argentina e Brasil, para continuar suas operações permitidas após a transação com o Banco Macro.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com