Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Notícias

Governo americano deve anunciar hoje avanço em fusão nuclear

Está marcado para esta terça-feira às 12h em Brasília o que pode ser o anúncio mais relevante do século até aqui: o primeiro projeto envolvendo fusão nuclear com saldo positivo.

A fusão nuclear, o método pelo qual dois átomos colidem gerando energia, é considerada o “santo graal” do setor, pois possui potencial de geração “ilimitado”, com custo reduzido e sem deixar resíduos, como a geração por fissão nuclear, o método utilizado nos reatores nucleares hoje (que implica separar os átomos para gerar energia).

Replicar na Terra o mesmo processo que ocorre no núcleo do Sol é um sonho até então existente apenas nos livros de ficção científica, mas os cientistas do laboratório de Lawrence Livermore, acreditam ter realizado uma experiência com o uso de lasers superpotentes que resultou na geração de 1,2x mais energia do que o consumido.

Entre na comunidade BLOCKTRENDS PRO com 15% OFF e receba +20 cursos, análises diárias, relatórios semanais, lives e mais.

Trata-se de um pequeno avanço, mas que pode resultar no espaço de uma década em um projeto comercialmente viável para geração de energia em larga escala.

Os 2,5 megajoules gerados na última tentativa pelo laboratório ligado ao governo americano, já constituem um recorde, superando o anterior, de 1,3 megajoules.

Até o momento, a fusão tem sido difícil pelo grau de temperatura e pressão necessário para forçar os átomos de hidrogênio a colidirem (como ocorre no núcleo do Sol). A estabilização do processo é a meta de cientistas envolvidos em tentativas ao redor do planeta.

Para atingir o processo necessário na terra, o laboratório americano teve de levar os átomos a colidirem em uma temperatura de 150 milhões de graus celsius, cerca de 10 vezes a temperatura do Sol.

O impacto da descoberta deve garantir avanços significativos em relação às mudanças climáticas, tendo em vista o potencial de geração de energia sem qualquer resíduo.

O anúncio deverá ser feito pelo Departamento de Energia americano às 10h em Washington, ou meio dia em Brasília 

Você pode conferir ao vivo pelo Link

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Ancord e BlockTrends lançam primeira Certificação em Criptoativos do Mercado Financeiro e de Capitais Donald Trump Agora Possui US$ 30 Milhões em Memecoins DOG é listada na Bybit e atinge máxima histórica pelo segundo dia consecutivo DOG, memecoin no Bitcoin, atinge nova máxima histórica Investidor lucra mais de US$180 mil (154.724%) com bug de Berkshire Hathaway