Um dos primeiros investidores da OpenAI, o unicórnio avaliado em US$29 bilhões que nasceu como uma fundação “non-profit”, Musk tem dado declarações recentes sugerindo que é preciso regular a Inteligência Artificial, antes que seja tarde.
Em um debate famoso, junto ao fundador do Alibaba, Jack Ma, Musk chamou atenção por declarar que sua maior preocupação é uma Inteligência Artificial que saia do controle da humanidade.
Naquela época, Musk já investia em uma empresa com projetos para desenvolver uma IA, o que segundo ele, se iniciou com o objetivo de dar a devida atenção ao setor, algo que estava sendo relegado pelo Google, segundo ele.
Agora, mais de 7 anos depois, a IA se tornou popular, graças ao ChatGPT, uma ferramenta de aprendizado e respostas rápidas que conquistou 100 milhões de usuários em 2 meses, além de um cheque de US$10 bilhões da Microsoft, que tornou-se assim a maior acionista da OpenAI.
O ChatGPT já está sendo implementado no Bing, o buscador da Microsoft, gerando polêmicas com algumas respostas “humanas demais”, além de um comportamento que emula sentimentos não tão positivos, como uma “passivo agressividade”, ou mesmo dissimulação por parte do Chatbot.
Para Musk, o caminho além da regulação, se dá pelo investimento em uma Inteligência Artificial cujo desenvolvimento não seja pautado pelo lucro.
Musk, que saiu da OpenAI em 2018, estaria conversando com Igor Babuschkin, um pesquisador do Google que foi responsável pelo desenvolvimento e pesquisa de Inteligência Artificial na empresa. A ideia, segundo fontes próximas ao assunto, seria criar um laboratório de pesquisa em Inteligência Artificial.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com