A divisão de pesquisa do Banco Central dos EUA (FRED) começou a rastrear o preço de sua base monetária M2 em Bitcoin nesta quarta-feira (27). A métrica, chamada Coinbase Bitcoin/M2, já está disponível no site.
O FRED, Federal Reserve Economic Data, é um banco de dados mantido pela divisão de Pesquisa do Federal Reserve Bank de St. Louis. A entidade possui mais de 816.000 séries temporais econômicas de várias fontes.
A métrica consiste em comparar, e calcular, a base monetária dos EUA, a maior economia do mundo, em Bitcoin. Vale ressaltar que, a base monetária é uma métrica que consiste em entender quanto dinheiro circula em um país. Existem diferentes níveis, desde um nível de reservas bancárias até circulando na mão do varejo.
Uma interpretação interessante é observar como a métrica comporta-se mediante a um país que emite bilhões para pagar dívidas, frente a uma criptomoeda que detém uma emissão escassa e programada.
Portanto, o gráfico é uma combinação que apresenta duas séries de dados em diferentes eixos Y. Desse modo, mostrando a relação entre o preço do Bitcoin (em dólares) e o agregado monetário M2 (em bilhões de dólares dos EUA). O eixo X representa o tempo, abrangendo de 2016 até o início de 2024.
Os dados do Bitcoin são da Coinbase. Enquanto que os dados do M2 são fornecidos pelo Board of Governors of the Federal Reserve System (EUA). O M2 é um inclui M1 (moeda em circulação e depósitos à vista) mais depósitos de poupança, depósitos a prazo de pequeno valor e saldos em fundos do mercado monetário de varejo.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com