Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Regulador do Reino Unido reforça que memes de cripto são prioridade

O regulador disse que o uso de memes em promoções é particularmente prevalente na indústria de criptomoedas.

A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido expressou preocupação acerca da promoção de ativos financeiros através de memes, especialmente em cripto. Desse modo, a entidade reguladora disse em comunicado que qualquer marketing para produtos financeiros, “incluindo aqueles expressos em memes”, deve ser justo, claro e não enganoso.

Os memes em cripto, geralmente promovendo memecins, foram diretamente citados no documento de diretrizes para influenciadores. Contudo, essa categoria de criptoativo, por definição, apenas valoriza-se por meio de piadas e engajamento em redes sociais. Portanto, além de não totalmente reguladas, as criptomoedas agora enfrentam mais desafios por conta da categoria de memecoins.

Embarque em mais de 150 horas de conteúdo exclusivo sobre o universo das criptomoedas e blockchain na Plataforma BlockTrends.

O órgão regulador disse que influenciadores financeiros nas redes sociais, ou “finfluencers”, devem ser autorizados. Isso é, ter a aprovação de um representante nomeado pela FCA para poder fazer anúncios e memes sobre produtos financeiros.

FCA contra memes cripto

Além disso, o regulador disse que o uso de memes em promoções é particularmente prevalente na indústria de criptomoedas. E que usuários frequentemente compartilham eles em plataformas como Telegram e Reddit. Portanto, para exemplificar exemplos de ‘promoções autorizadas de memes’, a entidade reguladora incluiu uma imagem ao documento publicado.

Regulador Reino Unido cripto memes
(Fonte: Orientação finalizada sobre finanças promoções nas redes sociais/FCA)

“Promoções não são apenas sobre os likes, são sobre a lei. Tomaremos medidas contra aqueles que anunciam produtos financeiros ilegalmente”, disse Lucy Castledine, diretora de investimentos do consumidor na FCA, em um comunicado na terça-feira.

“As redes sociais nem sempre serão o melhor lugar para promover produtos complexos. As empresas precisam considerar se uma plataforma que oferece caracteres limitados ou espaço é o lugar certo para fazer isso.”

A FCA disse que, em 2022, retirou mais de 10.000 anúncios enganosos sobre serviços financeiros.

A FCA tornou-se especialmente agressiva em relação à publicidade de cripto. A partir de outubro de 2023, a FCA passou a exigir que as empresas interessadas em promover investimentos em criptomoedas para consumidores no Reino Unido obtenham autorização ou registro junto ao regulador, ou que uma empresa autorizada aprove seu marketing.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Pela primeira vez em 15 anos, todos bilionários com menos de 30 anos são herdeiros. E isso é ótimo para o Bitcoin Alguém lembrou de 50 centavos em BTC guardados em 2010. Agora valem US$3,3 milhões Por que o Bitcoin está caindo tanto nesta sexta-feira (12) Quanto valem as criptomoedas de Times Brasileiros Golpe faz investidores perderem R$1,3 milhão em 2 minutos em criptomoeda