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Disney anuncia um novo robô, e parece vindo dos filmes

Uma equipe da Disney Research em Zurique, liderada pelo cientista de pesquisa Moritz Bächer, desenvolveu o robô, em grande parte impresso em 3D, em menos de um ano.

O Disney Imagineering, departamento de pesquisa e desenvolvimento da Disney, cria robôs tecnologicamente avançados, como o realista xamã Na’vi no Disney World. Contudo, recentemente um novo robô anunciado parece ser o mais “fofo” até então.

Na Conferência Internacional sobre Robôs Inteligentes e Sistemas em Detroit na semana passada, a Disney apresentou um novo robô bípede sem nome que pode caminhar. Ou melhor, cambalear sozinho e manter o equilíbrio, mesmo quando empurrado, atravessando terrenos difíceis ou quando um tapete é literalmente retirado de sob ele.

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Uma equipe da Disney Research em Zurique, liderada pelo cientista de pesquisa Moritz Bächer, desenvolveu o robô, em grande parte impresso em 3D, em menos de um ano.

A maioria dos roboticistas está focada em fazer seus robôs bípedes caminharem de forma confiável”, disse o cientista de pesquisa da Disney, Morgan Pope, em uma declaração à IEEE Spectrum. “Na Disney, isso pode não ser suficiente – nossos robôs podem ter que desfilar, trotar, esgueirar-se ou vagar para transmitir a emoção que precisamos.”

O Wall-E da vida real

Além de sua impressionante capacidade de caminhar e equilibrar-se, o robô também é extremamente expressivo sem comprometer sua funcionalidade de movimento. Suas duas antenas podem se mexer como orelhas de gato. Além disso, a cabeça se move para cima, para baixo e se inclina para imitar emoções através da linguagem corporal.

A equipe mencionou que roboticistas e animadores trabalharam juntos para garantir que o robô pudesse se mover expressivamente sem cair. Assim como um personagem animado real. É uma abordagem semelhante à empregada pela Anki para seu brinquedo Cozmo, mas também enfrenta desafios semelhantes para ser trazido à vida.

“Em geral, as ferramentas de animação não têm física incorporada”, explicou Bächer. “Isso torna difícil para os artistas projetar animações que funcionarão no mundo real.” A Disney projetou a nova plataforma robótica para ser “agnóstica em relação ao hardware”, permitindo que os desenvolvedores apliquem os mesmos princípios a outros personagens com estilos de corpo completamente diferentes.

O pipeline inspirado em animação desenvolvido pela Disney Research também deve reduzir significativamente o tempo necessário para treinar um robô em novos comportamentos, com Bächer afirmando que a Disney agora pode desenvolver novos personagens robóticos em meses, e não anos.

Apesar de sua semelhança com personagens como WALL-E ou adoráveis droides de Star Wars, essa prévia experimental não aparecerá em seu parque Disney mais próximo. A empresa já apresentou robôs bípedes conceituais semelhantes que se assemelham a personagens como Groot e Judy Hopps.

No entanto, o avanço dessa tecnologia nos últimos anos fascina e, se animadores conseguirem aplicar facilmente o treinamento de movimento a outros conceitos, animatrônicos da Disney talvez caminhem livremente pela Disneyland em breve, em vez de apenas saltarem pelo ar.

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