Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Notícias

Disney anuncia um novo robô, e parece vindo dos filmes

Uma equipe da Disney Research em Zurique, liderada pelo cientista de pesquisa Moritz Bächer, desenvolveu o robô, em grande parte impresso em 3D, em menos de um ano.

O Disney Imagineering, departamento de pesquisa e desenvolvimento da Disney, cria robôs tecnologicamente avançados, como o realista xamã Na’vi no Disney World. Contudo, recentemente um novo robô anunciado parece ser o mais “fofo” até então.

Na Conferência Internacional sobre Robôs Inteligentes e Sistemas em Detroit na semana passada, a Disney apresentou um novo robô bípede sem nome que pode caminhar. Ou melhor, cambalear sozinho e manter o equilíbrio, mesmo quando empurrado, atravessando terrenos difíceis ou quando um tapete é literalmente retirado de sob ele.

Uma equipe da Disney Research em Zurique, liderada pelo cientista de pesquisa Moritz Bächer, desenvolveu o robô, em grande parte impresso em 3D, em menos de um ano.

A maioria dos roboticistas está focada em fazer seus robôs bípedes caminharem de forma confiável”, disse o cientista de pesquisa da Disney, Morgan Pope, em uma declaração à IEEE Spectrum. “Na Disney, isso pode não ser suficiente – nossos robôs podem ter que desfilar, trotar, esgueirar-se ou vagar para transmitir a emoção que precisamos.”

O Wall-E da vida real

Além de sua impressionante capacidade de caminhar e equilibrar-se, o robô também é extremamente expressivo sem comprometer sua funcionalidade de movimento. Suas duas antenas podem se mexer como orelhas de gato. Além disso, a cabeça se move para cima, para baixo e se inclina para imitar emoções através da linguagem corporal.

A equipe mencionou que roboticistas e animadores trabalharam juntos para garantir que o robô pudesse se mover expressivamente sem cair. Assim como um personagem animado real. É uma abordagem semelhante à empregada pela Anki para seu brinquedo Cozmo, mas também enfrenta desafios semelhantes para ser trazido à vida.

“Em geral, as ferramentas de animação não têm física incorporada”, explicou Bächer. “Isso torna difícil para os artistas projetar animações que funcionarão no mundo real.” A Disney projetou a nova plataforma robótica para ser “agnóstica em relação ao hardware”, permitindo que os desenvolvedores apliquem os mesmos princípios a outros personagens com estilos de corpo completamente diferentes.

O pipeline inspirado em animação desenvolvido pela Disney Research também deve reduzir significativamente o tempo necessário para treinar um robô em novos comportamentos, com Bächer afirmando que a Disney agora pode desenvolver novos personagens robóticos em meses, e não anos.

Apesar de sua semelhança com personagens como WALL-E ou adoráveis droides de Star Wars, essa prévia experimental não aparecerá em seu parque Disney mais próximo. A empresa já apresentou robôs bípedes conceituais semelhantes que se assemelham a personagens como Groot e Judy Hopps.

No entanto, o avanço dessa tecnologia nos últimos anos fascina e, se animadores conseguirem aplicar facilmente o treinamento de movimento a outros conceitos, animatrônicos da Disney talvez caminhem livremente pela Disneyland em breve, em vez de apenas saltarem pelo ar.

Clique aqui e inscreva-se agora em nosso canal do YouTube e fique por dentro das últimas novidades em cripto.

Notícias relacionadas



Warren Buffett sorteia Bitcoin no TikTok, mas óbvio que é golpe com DeepFake Brasil quer cobrar direito autoral da Amazon pelo uso do nome Há 10 anos, um universitário recebeu 22 Bitcoins após viralizar na TV Golpistas usam deepfake do Elon Musk para pedir doações em cripto; e conseguiram US$165 mil MPSC Bloqueia R$27,4 Milhões de Empresa Suspeita de Pirâmide Financeira