A guerra entre Israel e Gaza, que teve início no sábado, resultou em um aumento significativo na morte de civis e na propagação do terrorismo. Nesse sentido, em meio a essa situação, as criptomoedas surgiram como uma ferramenta essencial para arrecadação de fundos na região.
Na segunda-feira, um grupo de executivos israelenses do setor de criptomoedas anunciou a criação do “Crypto Aid Israel“. Este fundo tem como objetivo arrecadar doações em 12 diferentes criptomoedas de todo o mundo. Os líderes da indústria pretendem distribuir os fundos arrecadados para os israelenses afetados ou deslocados pela violência do fim de semana. Outras formas de ajudas foram vistas ao redor do país inteiro.
No sábado, centenas de terroristas associados ao grupo jihdista Hamas, que controla Gaza, romperam as barricadas que separam o território de Israel em um ataque surpresa, tentando assumir o controle de vários assentamentos. O governo israelense informou que cerca de 800 israelenses foram mortos e pelo menos 150 foram feitos reféns pelos militantes.
Portanto, a equipe do “Crypto Aid Israel” planeja enviar as doações em criptomoedas para organizações sem fins lucrativos em Israel. Estas, por sua vez, ajudarão as famílias que fugiram para Tel Aviv, a maior cidade de Israel, sem levar itens essenciais como comida e roupas.
O grupo de ajuda, composto por executivos de empresas de criptomoedas israelenses, também mencionou que está em contato com várias agências governamentais israelenses interessadas em supervisionar a distribuição dos fundos. Kim Bazak, um dos fundadores da iniciativa, destacou que o foco em doações em criptomoedas visa engajar e conscientizar a comunidade global Web3.
Gaza também recebe, mas preocupações de desvio para Hamas surgem
Em Gaza, as criptomoedas também se tornaram uma ferramenta popular de arrecadação desde domingo, após os ataques aéreos de Israel. Diversas instituições de caridade árabes começaram a listar endereços de carteiras de criptomoedas em redes sociais para atrair doações.
Os palestinos afetados receberam milhares de dólares em doações de criptomoedas. Contudo, a conversão desses fundos digitais em ajuda concreta permanece incerta, especialmente considerando os danos sofridos pela infraestrutura de Gaza.
Contudo, um ponto de controvérsia é quem receberá esses fundos. Isso porque, Gaza é controlada pelo grupo terrorista desde 2005. Israel perdeu o controle sobre a região desde então. Muitos preocupam-se com a real finalidade dessas criptomoedas, e um possível desvio por parte do Hamas, dos palestinos afetados, para financiar o terrorismo.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com