A China anunciou que irá controlar as exportações de alguns metais utilizados na indústria de semicondutores para fabricação de chips, segundo o Ministério do Comércio do país nesta segunda-feira. A medida acontece dias após restrições similares impostas pelos EUA.
A matéria-prima é fundamental para construir chips, não somente usados no setor de inteligência artificial, como os da Nvídia. Além disso, os chips têm aplicações em smartphones, carros autônomos, computação avançada e fabricação de armas.
Portanto, a China disse que os controles têm como objetivo proteger a segurança e os interesses nacionais. Além de alegar que essas medidas têm o objetivo de conter o crescimento econômico no país.
A partir de 1º de agosto, as medidas entrarão em vigor e afetarão oito produtos relacionados ao gálio: antimoneto de gálio, arsenieto de gálio, metal de gálio, nitreto de gálio, óxido de gálio, fosfeto de gálio, seleneto de gálio e arseneto de gálio e índio.
Eles também se aplicarão a seis produtos de germânio: dióxido de germânio, substrato de crescimento epitaxial de germânio, lingote de germânio, germânio metálico, tetracloreto de germânio e fosfeto de germânio e zinco. Os exportadores precisarão passar por procedimentos para obter licenças de exportação, segundo o Ministério do Comércio da China em comunicado.
China x EUA; entenda o cenário
O anúncio ocorre enquanto os Estados Unidos e seus aliados, como Japão e Holanda, impõem restrições de exportação de chips. Além disso, a Europa também restringiu recentemente a exportação do produto à China.
Contudo, a disputa não é nova, apenas foi reaquecida por conta dos recentes avanços no setor. O lançamento do ChatGPT, da OpenAI, resultou em uma explosão de produtos com linguagem generativa no mercado desde o final de 2022.
As armas utilizadas, tanto pelo país do Tio Sam quanto pela China, são controles de exportação. No caso da China de matéria-prima, e dos EUA de produto final. Com isso, certas medidas restritivas estão sendo tomadas por ambos os lados para dificultar o avanço tecnológico no setor.
Os Estados Unidos alegam que as medidas tomadas contra os fabricantes de chips chineses têm como objetivo impedir que a China desenvolva tecnologias que possam lhe dar uma vantagem na defesa ou em outros setores considerados essenciais para a segurança nacional.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com