Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Centralização aumenta na rede Ethereum, aponta JP Morgan

Analistas do JPMorgan destacaram uma crescente centralização na rede Ethereum, especialmente após as atualizações “Merge” e “Shanghai”.

Estas mudanças, embora significativas para a evolução da rede, trouxeram consigo algumas implicações. Desde as mencionadas atualizações, houve um aumento significativo no staking de ether (ETH). No entanto, esse crescimento veio com um preço: a rede Ethereum está com centralização crescente e o rendimento geral do staking diminuiu.

Antes da atualização de Shanghai, o rendimento total do staking estava em 7,3%. Agora, esse número caiu para cerca de 3.6%, de acordo com a própria plataforma.

Entre na comunidade BLOCKTRENDS PRO com 15% OFF e receba +20 cursos, análises diárias, relatórios semanais, lives e mais.

Muitos na comunidade cripto viam o Lido, uma plataforma de staking líquido descentralizada, como uma alternativa superior em comparação com as plataformas centralizadas. No entanto, apesar de seus esforços para adicionar mais operadores de nó e conter a centralização, o Lido controla uma parte significativa do staking na rede.

De acordo com o JPMorgan, “os 5 principais provedores de staking líquido controlam mais de 50% do staking na rede Ethereum, e o Lido especificamente representa quase um terço”.

Participação de mercado dos 5 maiores provedores de Staking sinaliza risco de centralização no Ethereum

Riscos Associados à Centralização

A centralização, seja por uma entidade ou protocolo, traz riscos. Um número concentrado de provedores de liquidez ou operadores de nó pode agir como um único ponto de falha. Eles podem se tornar alvos de ataques ou coludir para criar um oligopólio, promovendo seus próprios interesses em detrimento da comunidade. Inclusive, o próprio criador da rede apontou que seriam necessárias mudanças para evitar esta centralização.

Além disso, a prática de hipotecação, em que tokens de liquidez são usados como garantia em vários protocolos DeFi simultaneamente, pode resultar em uma cascata de liquidações se um ativo apostado cair acentuadamente em valor ou for hackeado.

As recentes atualizações na rede Ethereum trouxeram avanços, mas também desafios. A crescente centralização e os riscos associados são preocupações que a comunidade e os stakeholders precisarão abordar à medida que a rede continua a evoluir.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Ancord e BlockTrends lançam primeira Certificação em Criptoativos do Mercado Financeiro e de Capitais Donald Trump Agora Possui US$ 30 Milhões em Memecoins DOG é listada na Bybit e atinge máxima histórica pelo segundo dia consecutivo DOG, memecoin no Bitcoin, atinge nova máxima histórica Investidor lucra mais de US$180 mil (154.724%) com bug de Berkshire Hathaway