O preço do Bitcoin caiu abaixo de $26.000, representando uma queda de aproximadamente 11% na semana. Assim, esta foi a maior queda de preços desde o colapso da FTX, onde presenciamos quase 22% de depreciação.
A ausência de uma decisão no aguardado processo entre Grayscale e a SEC também não ajudou na recuperação do ativo. Algo que acabou cooperando para pouco otimismo no mercado.
Outras criptomoedas, como Ether (ETH), XRP, MATIC, DOGE e SHIB, também viram seus preços despencar. O ETH, por exemplo, caiu cerca de 10% durante a semana, enquanto XRP, MATIC, DOGE e SHIB sofreram perdas entre 15% e 20%.
Além disso, esta foi a maior perda em um único dia em 2023. O bitcoin também fechou abaixo de sua média móvel de 200 dias pela primeira vez desde fevereiro, um sinal geralmente considerado baixista nos mercados financeiros.
A pressão de venda tem varrido os mercados globais, com índices primários de Wall Street terminando em baixa na sexta-feira e ações asiáticas registrando a terceira semana consecutiva de perdas. Preocupações com a economia chinesa e expectativas de taxas de juros mais altas nos EUA estão entre os principais fatores por trás desses movimentos.
Entretanto, o verdadeiro impulsionador da queda abrupta foi a alta quantidade de liquidações no mercado futuro. O BlockTrends Research publicou uma análise abordando o caso, evidenciando os mais de US$1 bilhão em contratos fechados forçadamente.
Em resumo, enquanto o mercado de criptomoedas enfrenta desafios significativos, incluindo volatilidade e desafios regulatórios, os investidores estão atentos a possíveis oportunidades que essas quedas podem apresentar.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com