Bill Gates, fundador da Microsoft, afirmou em uma entrevista ao jornal de negócios alemão Handelsblatt que ele acredita que existem várias razões para pensar que a tecnologia GPT atingiu um limite. Nesse sentido, Bill Gates diz que a atualização do GPT-5, da OpenAI, não será tão melhor que o atual GPT-4.
No entanto, ele acredita que a atual IA gerativa pode ter atingido seu potencial máximo, embora reconheça que pode estar errado. Ele citou como referência o “significativo salto” de qualidade do GPT-2 para o GPT-4, descrevendo-o como “incrível”.
Ainda não se sabe quando a OpenAI começará o treinamento do GPT-5 ou lançará o modelo. Rumores circulam de que a empresa está trabalhando em vários protótipos. O objetivo principal seria de aumentar a eficiência do modelo para reduzir os custos de inferência.
Entretanto, Gates vê um grande potencial nos sistemas de IA atuais, especialmente se for possível reduzir os altos custos de desenvolvimento e as taxas de erro e melhorar a confiabilidade.
Ademais, ele acredita que podemos alcançar isso nos próximos dois a cinco anos, tornando a IA gerativa uma opção viável para aplicações médicas, como o desenvolvimento de medicamentos ou orientações de saúde.
Bill Gates comenta sobre Nvidia
Além disso, Bill Gates não acredita que a Nvidia tenha uma vantagem absoluta em relação ao conhecimento de chips. Embora todos queiram chips Nvidia no momento, foi dito por Gates que Google, Microsoft, Amazon e outras cinco a dez empresas estão desenvolvendo ofertas concorrentes.
Empresas especializadas fabricam todos esses semicondutores usando as mesmas ferramentas de chip. Gates afirmou: “Acredite em mim, o problema de disponibilidade será resolvido, seja com um chip da AMD, Amazon, Google ou Microsoft”. Além disso, relatos indicam que a OpenAI está explorando o desenvolvimento de seus próprios chips de IA.
Outro marco importante, segundo Gates, é o desenvolvimento de IA compreensível. Ele comentou: “É estranho, nós conhecemos o algoritmo, mas não entendemos realmente como ele funciona”. Ele acredita que resolveremos completamente essa questão na “próxima década”.
Embora Gates não esteja mais oficialmente envolvido nas operações diárias da Microsoft, ele continua a atuar como consultor e está familiarizado com a equipe de liderança e as ideias da OpenAI. A Microsoft é a maior acionista da OpenAI com uma participação de 49%.
Em fevereiro de 2023, Gates disse à Forbes que não acreditava que a abordagem da OpenAI de desenvolver modelos de IA sem lógica simbólica explícita pudesse escalar. No entanto, a OpenAI o convenceu de que a escalabilidade poderia resultar em capacidades emergentes significativas.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com