O Bitcoin sobe 100% em 2023, e a recuperação pode ser explicado por diversos fatores. Em forma de imagens, e vídeos, é interessante relembrar ao menos cinco deles como a recuperação pós-FTX, regulação em Shangai e mais. Confira, os principais catalisadores para o Bitcoin em 2023.
FTX já passou
A imagem abaixo apresenta Wall St. Cheat Sheet”, que descreve a psicologia de um ciclo de mercado. Ela representa como o sentimento dos investidores muda ao longo do tempo conforme os preços dos ativos se movimentam.
O objetivo desta representação é ilustrar como os sentimentos e emoções dos investidores influenciam o mercado e como esses sentimentos tendem a ser cíclicos. Ao entender essa psicologia, os investidores podem, teoricamente, tomar decisões mais informadas e menos emocionais.
A quebra da FTX, na opinião de muitos especialistas, acelerou o processo dos ciclos de mercado. Isso é, deixando-nos em fase de depressão e descrença, mas próximo à fase de recuperação. Após o acontecimento, uma série de eventos em cascata aconteceram, reforçando ainda mais o sentimento de depressão.
Entre elas, o pedido de proteção contra falência de diversas empresas como a Genesis Trading, que era cliente da FTX. Entretanto, nesse ano as coisas parecem ter acalmado, e o efeito cascata terminado.
Bitcoin e China
Shangai desafiou a proibição da China em relação às criptomoedas em setembro deste ano. Um tribunal local de Shangai declarou que o bitcoin (BTC) é considerado um ativo virtual protegido pela lei chinesa. Nesse sentido, o Tribunal Popular de Xangai formou uma opinião unificada sobre a posição legal do bitcoin, identificando-o como uma propriedade virtual.
Segundo o tribunal, o BTC “tem um certo valor econômico e está em conformidade com os atributos da propriedade, e as regras legais dos direitos de propriedade são aplicadas para proteção”. Esse reconhecimento por parte de Xangai é significativo, pois marca a primeira vez que um tribunal superior na China emite uma decisão sobre um caso envolvendo o bitcoin.
Juros moderados
As taxas de juros ainda estão em um nível alto nos Estados Unidos, e na visão de analistas o Federal Reserve provavelmente já parou com os aumentos das taxas de juros. Além disso, pode ser forçado a reduzi-los em 2024.
Conforme analistas mais maximalistas, quando isso acontecer, ficará “óbvio” para a maioria das pessoas que o Fed não está realmente no controle, levando potencialmente a uma perda de credibilidade no sistema fiduciário.
Já para analistas tradicionais, o Bitcoin sendo visto como um ativo de tecnologia irá destacar-se diante do cenário. Isso porque, com juros baixos, investidores tendem a tomar mais riscos, e os tradicionais enxergam o mercado de cripto ativos, inclusive as startups do setor, como um investimento atrativo.
Aprovação dos ETFs de Bitcoin à vista
Aplicações de ETF de Bitcoin foram recentemente submetidas por BlackRock e Fidelity, e juntas com Franklin Templeton e Invesco, gerenciam um total de US$ 16 trilhões em ativos. A aprovação de seus ETFs de Bitcoin pela SEC parece estar próxima e poderá potencialmente abrir caminho para trilhões de dólares, influenciando o preço do Bitcoin em 2024.
A BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, está dando passos significativos em direção à implementação de seu ETF (Exchange Traded Fund) de Bitcoin. Recentemente, o proposto iShares Bitcoin Trust da empresa apareceu no site da Depository Trust and Clearing Corporation (DTCC) com o ticker IBTC, sinalizando preparativos avançados para o lançamento do produto.
A DTCC, uma gigante da infraestrutura do mercado financeiro que processa trilhões de dólares em transações de títulos diariamente, listou o IBTC como o primeiro ETF spot de Bitcoin proposto em sua plataforma.
Guerra Israel-Hamas
Por falar em BlackRock, o próprio Larry Fink, CEO da BlackRock, comentou sobre como a guerra pode afetar o preço do Bitcoin (BTC). Fink falou no contexto da recente Guerra entre Israel e Hamas no Oriente Médio.
Conforme ele coloca, em uma guerra que traz incertezas, as pessoas tendem a correr para qualidade. O CEO da maior gestora do mundo compara o Bitcoin com Ouro e títulos públicos nesse quesito de ativos de proteção.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com