Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

China realiza primeira compra de petróleo bruto com yuan digital

Segundo a mídia estatal chinesa, essa negociação faz parte dos esforços da SHPGX para atender a uma instrução governamental de utilizar o e-CNY em comércio transfronteiriço, entre fronteiras.

O jornal estatal China Daily relatou nesta segunda-feira (24) que a PetroChina realizou a primeira transação de petróleo bruto usando a moeda digital do banco central da China, e-CNY (CBDC).

Assim, a China usou sua moeda digital e-CNY para liquidar uma grande transação internacional de petróleo bruto. O China Daily informou que a PetroChina adquiriu um milhão de barris de petróleo bruto na Bolsa de Petróleo e Gás Natural de Xangai (SHPGX).

Embarque em mais de 150 horas de conteúdo exclusivo sobre o universo das criptomoedas e blockchain na Plataforma BlockTrends.

A SHPGX divulgou a transação com moeda digital na sexta-feira, mas a identidade do vendedor e o valor da negociação não foram revelados. Segundo a mídia estatal chinesa, essa negociação faz parte dos esforços da SHPGX para atender a uma instrução governamental de utilizar o e-CNY em comércio transfronteiriço, entre fronteiras.

Contexto

A notícia surge no momento em que o banco central da China avança na infraestrutura para a adoção em massa de seu CBDC. Em julho, o Banco da China (BOC) anunciou o lançamento da “carteira física e-CNY”, segundo um relatório.

O Global Times relatou que a China Telecom e a China Unicom estão envolvidas em um projeto colaborativo que inclui uma carteira de cartão SIM. Esta carteira conecta os telefones móveis dos usuários às suas carteiras digitais de yuan controladas centralmente.

Mesmo se o telefone do usuário estiver desligado ou desconectado da internet, os usuários podem usar as carteiras de cartão SIM, conforme informado. O Global Times destacou que a declaração do BOC descreveu a introdução da carteira física e-CNY como um meio de aprimorar segurança, confiabilidade e conveniência nas transações digitais.

O veículo de mídia controlado pelo estado citou uma declaração do Banco chinês. “Os clientes podem fazer pagamentos a qualquer momento e em qualquer lugar com cartões SIM, que são o meio de hardware seguro mais amplamente utilizado. Isso reduz os custos e aumenta a universalidade do uso de e-CNY”.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Zicou? Faria Lima terá estátua em homenagem a Satoshi Nakamoto Pós-Halving, comprar um pão em Bitcoin custa R$660? Pela primeira vez em 15 anos, todos bilionários com menos de 30 anos são herdeiros. E isso é ótimo para o Bitcoin Alguém lembrou de 50 centavos em BTC guardados em 2010. Agora valem US$3,3 milhões Por que o Bitcoin está caindo tanto nesta sexta-feira (12)