Na manhã de domingo (3), Augusto Backes, influenciador de criptomoedas bastante famoso no Brasil, sofreu um golpe, envolvendo um hack em sua carteira de criptomoedas. Desse modo, resultando na perda de mais de um milhão de reais em criptomoedas.
A assinatura de um contrato malicioso por parte de Backes levou ao esvaziamento de sua carteira. Ou seja, Backes caiu no golpe após assinar um contrato inteligente que, no final, concedia permissão para roubar seus fundos.
Augusto Backes confirmou a perda de US$ 208 mil em seu grupo privado de inscritos, prometendo detalhar o incidente em seu canal ao longo da semana. Ele explicou em um vídeo que o golpe ocorreu após clicar em um link falso de airdrop do token Blast. Assim, resultando na drenagem instantânea de sua carteira.
Backes usou o incidente para alertar seus seguidores sobre os perigos de clicar em links recebidos por e-mail, enfatizando que golpes sofisticados podem enganar qualquer um. “Tomei o golpe através da ganância”, explica Augusto Backes sobre o golpe.
Como se proteger disso?
O golpe, segundo Augusto Backes mesmo explica em seu canal, foi um falso link de airdrop. A distribuição gratuita de tokens, chamada de airdrop, atraem diversos golpistas. Nesse sentido, tanto em redes sociais como em e-mails, é importante ficar atento a links maliciosos. Desse modo, muitos golpistas apropriam-se de airdrops verdadeiros para incorporar a fraude em um perfil falso. Portanto, fingindo ser o projeto oficial por trás da distribuição.
No caso do X, antigo Twitter, o primeiro passo é checar duas coisas sobre o perfil que oferece airdrop. A primeira é o handle do @, e o link. Depois disso, veja se bate com o perfil original. Ademais, muitos projetos irão afirmar que não entraram em contato com ninguém por e-mail. Portanto, já seria suficiente para descartar o link malicioso enviado ao Backes, por exemplo.
Golpe deixa Augusto Backes a ver navios
O incidente tornou-se público graças porque Backes utiliza um Ethereum Name Service (ENS). Domínio na Ethereum que vincula sua carteira de criptomoedas ao seu nome.
O hack foi inicialmente detectado por Alexandre Senra, procurador da república e especialista em criptomoedas, que o mencionou em seu Instagram, seguido por um vídeo do canal D3ggg3n no Youtube, que também notou movimentações suspeitas na carteira de Backes.
Os ativos roubados da carteira de Backes já foram movimentados pelos golpistas, que converteram vários tokens em outros e os transferiram para plataformas de NFT e DeFi, indicando a lavagem dos fundos.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com