Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Rússia se torna o segundo maior minerador de cripto do mundo

Excluída do SWIFT, a Rússia tem visto nas criptomoedas uma oportunidade para continuar a realizar transações.

A capacidade instalada para mineração de cripto na Rússia atingiu 1 Gigawatt entre janeiro a março deste ano, colocando o país como o segundo maior minerador mundial de cripto, atrás apenas dos EUA, com 3-4 Gigawatt de energia (o equivalente a ¼ de Itaipu), dedicado a mineração de criptomoedas.

Os dados partem de um relatório da Bitrivier, maior mineradora de cripto da Rússia, com cerca de 300 MW de potência dedicada à mineração.

O relatório aponta ainda a predominância de uso de energias renováveis, como a própria Bitrivier, que se descreve como o maior provedor de capacidade instalada para mineração por meio de energia renovável no mundo.

O avanço da Rússia no setor acontece em função de sanções econômicas impostas ao país após a invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022. O uso de criptomoedas para burlar tais sanções tem sido apontado pela União Europeia, que chegou a impor um ban em transações envolvendo cripto com cidadãos russos.

O crescimento também ganhou apoio em meio ao banimento da mineração de cripto na China, com inúmeros investidores entendendo a situação privilegiada da Rússia como exportador líquido de energia, uma vantagem competitiva para mineração.

O uso de criptomoedas na Rússia é restrito por meio de uma lei de ativos digitais, assinada em 2020 pelo presidente Vladmir Putin, que proíbe o uso de criptomoedas como meios de pagamento, mas legaliza transações em cripto.

Clique aqui e inscreva-se agora em nosso canal do YouTube e fique por dentro das últimas novidades em cripto.

Notícias relacionadas



Warren Buffett sorteia Bitcoin no TikTok, mas óbvio que é golpe com DeepFake Brasil quer cobrar direito autoral da Amazon pelo uso do nome Há 10 anos, um universitário recebeu 22 Bitcoins após viralizar na TV Golpistas usam deepfake do Elon Musk para pedir doações em cripto; e conseguiram US$165 mil MPSC Bloqueia R$27,4 Milhões de Empresa Suspeita de Pirâmide Financeira