O ditado “vender a pele antes de caçar o urso” remonta ao século 18 e, como você já deve ter imaginado, a profissão de negociante de peles. A ideia de que era possível negociar contratos futuros de peles antes mesmo da caçada foi o ponto de partida para as duas expressões dominantes no mercado, o urso (bear market) e o touro (bull market).
Representando sinais opostos graças a atitudes dos animais, tendo em vista que o urso ataca sua presa com uma patada de cima para baixo, enquanto o touro ataca de baixo para cima, com uma chifrada.
Que o termo “bear” market tenha surgido antes do “bull” market, portanto, é um fato curioso, especialmente pela dificuldade ainda hoje de identificarmos estes períodos, como você pode conferir a seguir:
Ao compararmos amplitude e duração dos últimos longos períodos de baixa no Bitcoin conseguimos visualizar quão doloroso está sendo o movimento de queda atual.
Vamos analisar as probabilidades para tentar descobrir se este é mais um rally de bear ou de fato o início de um grande movimento de bull market de longo prazo.
Como vimos acima, tanto em termos de duração quanto em termos de amplitude da queda, o atual bear market tem sido um tanto quanto “leve” ao compararmos com ambos os bear markets de 2014 e 2018.
Seria este o bear mais “tranquilo” que o Bitcoin já enfrentou ou apenas um alívio?
Rallies de bear markets são períodos de correção de preço dentro de uma tendência de baixa de longo prazo. São comumente conhecidos como rallies pela forte apreciação em curto período.
Abaixo vemos o bear market de 2014.
Com movimentos de alta de curto/médio prazo de até 83%, o suficiente para acreditar que o pior já passou.
Também vimos o mesmo tipo de movimento ocorrendo durante o bear market de 2018, com recuperação de mais de 65%.
Estes movimentos são criados pela exaustão local de vendas.
Devido ao forte pessimismo e longo período de ordens spot vendendo bitcoins ao mercado, o preço acaba encontrando pontos locais de exaustão e a atividade compradora reacende a força de momento.
Por isso são facilmente confundidos com o início de um novo longo período de alta.
No mercado tradicional estes movimentos não são algo desconhecido, ocasionalmente em períodos de baixa são encontrados movimentos de recuperação
Inclusive, o movimento atual lá está bem regular ao comparado com outros bear rallies, que ficam na média de 23% de alta, vejam abaixo:
Caso o movimento de alta atual seja de fato um rally de bear, o que não temos como comprovar com total certeza já que apenas fazemos projeções estatísticas, então podemos visualizar onde seria a faixa de negociação de duração/amplitude similar aos fundos anteriores.
Aqui visualizamos que, caso o movimento atual se repita, iremos encontrar a região de pressão máxima no final do ano, a partir de outubro.
Dentro de uma faixa de negociação entre U$10.000 – U$14.500. Mas isso significa que é isto que vai acontecer? Não, nós não temos uma bola de cristal.
Isto é apenas uma observação através da comparação com base em movimentos anteriores, entretanto sabemos que movimentos passados não garantem movimentos futuros mas dão uma boa visualização do campo de probabilidades que podemos analisar.
Existem diversos fatores macro, que inclusive incluem uma forte recuperação econômica com possível mudança na política monetária e novos estímulos fiscais/monetários que poderão influenciar positivamente os preços nos próximos 3-6 meses.
Entretanto, este não é meu cenário base!
Não leve esta análise como recomendação de investimento. Utilize apenas para visualizar a possibilidade deste cenário se desenrolar e, talvez, isto ajude a sua tomada de decisões.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com