Uma postagem da rede dos arcos dourados em resposta ao CEO da Tesla levou a uma alta de 285.000% na criptomoeda. Entenda a história da criptomoeda falsa do McDonald’s que nasceu graças a Elon Musk.
Tudo começou com uma provocação de Elon Musk que twitou alegando que comeria um Mclanche feliz na Tv caso o McDonald’s aceitasse a criptomoeda dogecoin como pagamento. Na resposta, o Mc mencionou que isso rolaria caso a Tesla aceitasse sua “Grimacecoin”, uma piada com um dos mascotes da rede que faz referência a Grimace, uma papila gustativa roxa.
Em poucos minutos, ao menos 10 criptomoedas com o nome “Grimacecoin” foram criadas na rede da Binance Smart Chain (BSC). Na prática, qualquer pessoa pode criar um smart contract na rede e emitir tokens, uma facilidade que tem sido explorada por golpistas interessados em capturar assuntos trending.
Na manhã de hoje menos duas versões haviam atingido valores milionários. Em um dos casos, o valor que começou em $ 0,0007 e chegou a $ 2, ou incríveis 285.000%, gerando um valor de mercado de $2 milhões antes de desabar. Na segunda “vencedora” do golpe, o valor saltou de $ 0,00000193 para uma fração de um centavo, dando um valor de mercado de $1 milhão.
Em outra versão, desta vez na rede do Ethereum, o valor de mercado da “Grimacecoin” bateu $6 milhões.
As criptomoedas memes tem se multiplicado pela facilidade de emissão, ainda que a imensa maioria fracasse. Poucas, como a própria DogeCoin (criada em 2013), recebem um endosso suficiente para gerar um valor de mercado elevado (em determinados momentos a dogecoin chegou a valer mais do que o Itaú, ironicamente, com forte apoio de Elon Musk que ainda insiste em “dar uma utilidade” ao meme.
Na outra ponta, além de incentivar memes, Musk também tem criticado a leniência de redes como o Twitter, que cada vez mais tem permitido o surgimento de bots que divulgam golpes indiscriminadamente.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com