Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Tecnologia

ChatGPT é processado por distribuir de graça livro de autora

Alegação é de que empresas utilizaram seus livros para “treinar” o ChatGPT da OpenAI, e o modelo de linguagem (LLaMA) da Meta, sem obter permissão dos autores

A comediante, atriz e roteirista Sarah Silverman se juntou a dois escritores para apresentar um caso judicial contra Meta e OpenAI. A alegação é de que seu material, protegido por direitos autorais, foi usado para treinar chatbots de inteligência artificial (IA) sem sua permissão.

Silverman, juntamente com os autores Christopher Golden e Richard Kadrey, apresentou as ações coletivas. Eles afirmam que as empresas utilizaram seus livros para “treinar” o ChatGPT da OpenAI, e o modelo de linguagem (LLaMA) da Meta, sem obter permissão dos autores. As informações são de documentos arquivados em um tribunal de São Francisco.

Faça parte da Comunidade BLOCKTRENDS PRO e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, sinais e lives exclusivas.

ChatGPT e LLaMA são modelos de IA generativos, um tipo de algoritmo de IA treinado em grandes quantidades de dados extraídos de várias fontes. Portanto, as acusações feitas são de que os desenvolvedores estão roubando informações de obras publicamente disponíveis, mas protegidas por direitos autorais.

No processo contra o OpenAI, advogados de Silverman e outros autores disseram que a empresa havia admitido que usava bancos de dados de livros enquanto treinava o ChatGPT.

IA e direitos autorais

Embora não tenham divulgado os conjuntos de dados exatos utilizados para treinar as IAs, os advogados deduziram e sugeriram que se tratava de uma biblioteca digital de domínio público, o Project Gutenberg. O outro provavelmente seria uma biblioteca pirata de livros, como Library Genesis, Z-Library ou Sci-Hub, que geralmente contêm materiais protegidos por direitos autorais. Essas bibliotecas tem o apelido de “bibliotecas sombras.”

“Bibliotik é um dos vários sites notórios de “biblioteca sombra” que também inclui Library Genesis (também conhecido como LibGen), Z-Library (também conhecido como B-ok) e Sci-Hub. Os livros e outros materiais agregados por esses sites também estão disponíveis em massa por meio de sistemas de torrent. A comunidade de treinamento em IA tem demonstrado interesse nessas bibliotecas sombras devido à vasta quantidade de material protegido por direitos autorais que elas hospedam. Por esse motivo, essas bibliotecas de sombra também são flagrantemente ilegais”, afirma no documento.

Para provar o argumento, os advogados dos escritores pediram ao ChatGPT para resumir as obras de cada um dos autores.

Apesar de alguns detalhes estarem errados, eles argumentaram que os resultados mostram que o ChatGPT “mantém o conhecimento de trabalhos específicos no conjunto de dados de treinamento, e é capaz de gerar conteúdo textual semelhante.”

Entre os trabalhos mais conhecidos de Silverman estão o programa ‘The Sarah Silverman Program’, exibido entre 2007 e 2010. Além de filmes como ‘Escola de Rock’ (2003) e ‘Detona Ralph’ (2012). Ela ainda não se pronunciou em público sobre o processo movido contra a OpenAI.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com



Ancord e BlockTrends lançam primeira Certificação em Criptoativos do Mercado Financeiro e de Capitais Donald Trump Agora Possui US$ 30 Milhões em Memecoins DOG é listada na Bybit e atinge máxima histórica pelo segundo dia consecutivo DOG, memecoin no Bitcoin, atinge nova máxima histórica Investidor lucra mais de US$180 mil (154.724%) com bug de Berkshire Hathaway