O ex-gestor do George Soros, Stanley Druckenmiller, afirmou que está apostando na Argentina, e que é otimista quanto à Javier Milei, atual presidente do país. Em entrevista à CNBC norte-americana, e conforme noticiado pelo Brazil Journal, o ex-gestor do Quantum Fund afirma que “o único defensor do livre mercado no mundo é bizarramente da Argentina”.
Na realidade, a afirmação sobre a Argentina foi em resposta ao que tange aos cortes de juros nos EUA. Sobre isso, Druckenmiller comenta que sob uma administração Trump, a inflação no país poderia ser de 6% em algum momento de 2025. No entanto, o rumo da entrevista foi para outro lado. O ex-gestor de Soros enalteceu a Argentina de Milei, e afirmou estar investindo em ADRs líquidos.
“Com Biden, estou mais preocupado com a estagflação, com todo o gasto governamental, com todos os truques que Yellen tem usado para manipular a curva de rendimentos e como o Fed parece ter reacendido as condições financeiras”, diz.
Portanto, o ex-gestor de Soros diz que é um republicano à moda antiga, pró-mercado livre, pró-imigração, anti-tarifa. “Javier Milei vai ser um experimento interessante. Este é um líder altamente inteligente que foi ensinado na Escola de Economia Austríaca”, afirmou.
Druckenmiller comenta sobre as medidas econômicas, e resultados, do presidente argentino. Como cortar a Previdência Social em 35% depois de assumir o cargo, por exemplo. As medidas foram eficazes, e poderão ter um impacto significativo no médio prazo, segundo o gestor.
Milei é “showman” inteligente que a Argentina precisa, diz gestor
Além disso, o gestor também chama Milei de “showman inteligente”, e afirma que Milei é o que a Argentina precisa após tanto desgaste na economia.
“Eles passaram de um déficit primário de cerca de 4 ou 5% para um superávit de 3%. Eles tiveram uma queda enorme no PIB, basicamente uma depressão por um trimestre, e sua taxa de aprovação não caiu. Além de ser altamente inteligente e conhecer economia, ele é um showman e, até agora, ele conseguiu manter a popularidade porque eles gostam da parte do showman”, diz à CNBC.
O gestor conta que começou a investir na Argentina depois de assistir o discurso em Davos. “Eram cerca de 1:00 da tarde no meu escritório. Eu liguei para a Perplexity [empresa de IA] e disse, me dê os cinco ADRs mais líquidos na Argentina”, contou. “Segui a antiga regra de Soros, invista e depois investigue. Comprei todos eles.”
Ele comenta saber que a Argentina já está há um tempo em período econômico desafiador, mas enxerga um quadro de melhora. Druckenmiller lembra que o país era o oitavo mais rico do mundo, e agora figuram abaixo dos 100.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com