Lançado em 2013, o Nubank chegou ao primeiro trimestre de 2023 com a marca de 80 milhões de clientes. A façanha inclui as operações internacionais da fintech no México e Colômbia.
O feito ocorreu também junto do primeiro lucro anual do banco, em R$152 milhões em 2022.
Os números, porém, têm sido questionados por analistas, em especial no que diz respeito ao “ROE”, que mede a lucratividade do banco em relação ao seu patrimônio líquido.
Analistas do Santander apontaram recentemente que o banco reduziu o seu capital alocado no Brasil, o que por sua vez tornou a base de comparação mais favorável, levando ao surpreendente retorno de 40%, o dobro da média dos grandes bancos.
Ainda assim, o Nu tem agradado investidores na medida em que apresenta o menor custo por clientes do setor.
Em 2022, o Nubank teve uma receita de US$7,9 por cliente, contra um custo de atendimento de US$0,8. A média é menor do que a do setor em geral, de 14% de custos administrativos.
Para analistas da Absoluto Partners, a expectativa é de que a receita média por cliente do banco chegue a US$20, com os custos estáveis, o que daria ao Nubank no longo prazo uma margem de 10% em relação a média do setor, permitindo que o ROE atinja os sonhados 40%.
O Nu tem apostado no crescimento no exterior, com experiências até o momento bem sucedidas em países como México e Colômbia.
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