O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto na última segunda-feira (6) que pode ter assustado empresas como a Nvidia. O decreto do governo interrompe o processo de liquidação do Ceitec (Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada). Desse modo, permitindo que a empresa pública de microeletrônica retome suas operações.
Em 2008, durante o segundo mandato de Lula, criou-se o Ceitec. Trata-se de uma estatal especializada no desenvolvimento e fabricação de circuitos integrados e chips. Incluindo o famoso “chip do boi” utilizado para o monitoramento de gado.
Em fevereiro, Lula iniciou um grupo de trabalho para avaliar a suspensão do processo de desestatização do Ceitec. Em 2020, por decisão do então presidente Jair Bolsonaro, iniciou-se o processo de liquidação da estatal.
A empresa, que é deficitária desde sua criação, havia sido fechada por Bolsonaro devido a má gestão financeira. Desse modo, acumulando um prejuízo de R$ 160 milhões entre 2010 e 2018, apesar de receber quase R$ 600 milhões em investimentos.
O Tribunal de Contas da União (TCU) estava analisando a extinção da empresa desde 2021, mas em abril de 2023, o governo Lula retirou o Ceitec do Programa Nacional de Desestatização e revogou sua qualificação no Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República. Em junho, o TCU arquivou o processo, citando a reversão dos procedimentos de desestatização da empresa.
A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, destacou que a retomada do Ceitec é uma oportunidade importante para impulsionar o setor de semicondutores no Brasil, aumentando a competitividade e relevância do país no mercado global.
Apesar do fechamento anterior ter causado a perda de grande parte da inteligência que a empresa havia formado em 10 anos, a recriação do Ceitec por Lula enfrentará desafios para competir no mercado.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com