Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Tecnologia

Fediverso: o que é tecnologia do Threads?

Ao contrário do que as pessoas podem pensar no primeiro momento, não se trata exatamente de um Metaverso.

O Threads, nova rede social concorrente do Twitter, foi lançada antecipadamente nesta quarta-feira (5) a noite. Ao entrar no aplicativo, o usuário é recebido com alguns avisos. Entre eles, uma futura conexão da rede social com o Fediverso.

“As futuras versões do Threads terão acesso ao fediverso, um novo tipo de rede social que permite que as pessoas sigam e interajam umas com as outras em diferentes plataformas, como o Mastodon”, diz.

Embarque em mais de 150 horas de conteúdo exclusivo sobre o universo das criptomoedas e blockchain na Plataforma BlockTrends.

Fediverso

Ao contrário do que as pessoas podem pensar no primeiro momento, não se trata exatamente de um Metaverso.

O que é Fediverso?

Na realidade, o Fediverso é um termo que se refere a uma rede descentralizada de plataformas sociais interconectadas.

A palavra “Fediverso” é uma combinação de “federado” e “universo”. Na prática, o Fediverso é uma grande rede de plataformas sociais, cada um com sua própria interface e aplicações, mas todas seguem um conjunto comum de protocolos de comunicação.

Além disso, cada uma dessas plataformas, ou instâncias, operam de forma independente, mas usuários de diferentes plataformas podem se conectar, interagir e seguir uns aos outros.

Os protocolos seguidos, são conjuntos de regras e diretrizes utilizadas neste ambiente. O principal, usado no Fediverso, é chamado ActivityPub. Nesse sentido, o ActivyPub é como um idioma que todas as instâncias entendem, permitindo que elas compartilhem mensagens, fotos, vídeos e outras coisas.

Portanto, as plataformas no ecossistema podem ser microblogs, redes sociais, fóruns de discussão etc. Alguns exemplos de plataformas no Fediverso são a Mastodon, Pleroma, PeerTube, PixelFed e Funkwhale.

Para que serve o Fediverso?

Em suma, o fediverso facilita a interação, e migração, de conteúdo de uma plataforma para a outra. Ademais, por ser descentralizado. O ecossistema não tem uma única empresa central controlando toda a rede. Em vez disso, cada instância de plataforma é autônoma e tem seu próprio conjunto de regras internas e moderadores.

Portanto, mesmo que o usuário esteja em uma instância específica, ainda pode se conectar e interagir com pessoas de outras.

O ecossistema busca promover a interoperabilidade, a liberdade de escolha e a privacidade do usuário. O objetivo é permitir que as pessoas se conectem, comuniquem e compartilhem conteúdo de maneira descentralizada.

Então, mesmo que você esteja em uma instância do Mastodon, por exemplo, você ainda pode seguir alguém de uma instância do Pleroma e ver suas postagens.

Quem criou o Fediverso?

O Fediverso não foi criado por uma única pessoa ou entidade específica. Em vez disso, é um resultado colaborativo de desenvolvedores e comunidades de código aberto que trabalharam juntos para criar e implementar os protocolos e as plataformas que compõem essa rede descentralizada.

O W3C Social Web Working Group, um grupo de trabalho do Consórcio World Wide Web (o famoso www), desenvolveu o protocolo ActivityPub, que é o principal protocolo usado no Fediverso.

O grupo trabalhou em conjunto com uma ampla comunidade de desenvolvedores, ativistas e entusiastas da internet para criar um padrão aberto que permitisse a interoperabilidade entre diferentes plataformas sociais.

Nesse sentido, programadores independentes ou equipes de desenvolvimento, que acreditavam nos princípios de descentralização, privacidade e liberdade de expressão, desenvolveram muitas das plataformas do Fediverso, como Mastodon e Pleroma.

Esses projetos de código aberto ganharam popularidade e atraíram uma comunidade de usuários e desenvolvedores que contribuíram para o crescimento e a evolução do Fediverso. Portanto, o Fediverso é um resultado coletivo de esforços de múltiplas pessoas e comunidades. Essas pessoas tem como objetivo construir uma rede social descentralizada e aberta.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com



Ex-CEO da Binance pode ser condenado a 3 anos de prisão (não 4), e pede desculpas Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, desapareceu há exatos 13 anos Google é forçado a desincentivar novos candidatos políticos Magic Eden adiciona suporte para Runes do Bitcoin Dona da CazéTV agora pertence à XP Inc e vai expandir globalmente