A atualização Shangai da rede Ethereum está programada para esta quarta-feira (12), possibilitando que os investidores possam sacar os seus tokens mantidos em staking.
Os cerca de 19 milhões de ETHs, avaliados em US$35 bilhões na cotação de hoje, foram alocados em um smart contract da rede de modo a permitir que atuem como validados de transações, sendo remunerados com as taxas.
A mudança do Ethereum para a “Prova de consenso” (PoS), foi um dos eventos mais aguardados do último ano, tendo engajado investidores que hoje respondem por cerca de 15% do total de ETHs existentes.
Agora, conforme o previsto, a nova atualização deverá permitir que os tokens depositados sejam sacados. A previsão é de que eles possam ser liberados em etapas, até setembro deste ano.
Segundo especialistas na área, é esperado que em um primeiro momento existam mais saques do que depósitos, mas a expectativa é de que a longo prazo a situação se reverta, com investidores mantendo seus tokens em staking para obter as recompensas da rede.
A possibilidade de retorno sobre os tokens mantidos em staking, porém, reforça o ponto da SEC, a Comissão de Valores Mobiliários americana, de que o Ethereum, como inúmeros outros tokens seriam classificáveis como valores mobiliários, uma vez que permitem ao investidor obter retorno.
A medida implicaria em uma necessidade de o ETH se submeter a regulação da própria SEC, o que pode acabar fortalecendo o ativo junto a investidores institucionais, bem como restringindo inovações na rede.
Essa dualidade tem sido pesada pelos investidores, com o ETH subindo cerca de 20% no mês, contra 35% do Bitcoin.
O ETH sobe 1,1% nas últimas 24h.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com