Economia

Empresa que nunca vendeu um produto tem prejuízo e as ações caem

Rivian, a concorrente da Tesla que vale $85 bilhões sem nunca ter vendido um automóvel, divulgou seus primeiros resultados como empresa de capital aberto, e o resultado foi uma queda de mais de 15%.

O termo “bolha financeira” é com certeza um dos jargões mais utilizados na economia global atualmente, afinal, nunca houve um período tão propício para a ocorrência da supervalorização de ativos financeiros como ocorre atualmente. Em uma discussão ampla sobre ativos que vão desde criptomoedas até o S&P 500, a ocorrência de uma “bolha” é sempre abordada e discutida, e a razão disso é bem evidente. 

Em toda a história do sistema financeiro global, nunca houve tanto dinheiro injetado no sistema quanto há em 2021, isso é um fato. Os juros nunca estiveram tão baixos, e entendendo o juros como o “preço do dinheiro”, fica claro que quanto menor os juros maiores as chances de esse dinheiro ser mal alocado em diferentes ativos, super precificando-os, e criando as famosas bolhas. 

E quando o assunto é questionar o preço de ativos e empresas no mercado, uma empresa chinesa montadora de automóveis elétricos se destaca. 

Fundada em 2009, a Rivian Automotive é uma startup que promete produzir SUVs e caminhões elétricos completamente automatizados, sendo uma concorrente da Tesla, mas que, desde sua fundação, não conseguiu vender um automóvel (ou ao menos fazer isso em uma escala considerável). 

Mesmo assim, a montadora estreou na bolsa valendo mais de $65 bilhões, e chegou a atingir uma capitalização de mais de $139 bilhões. Isso significa que a montadora se tornou a segunda empresa de automóveis mais valiosa do mundo sem nunca produzir uma frota de seus produtos.

Desde que abriu seu capital em novembro deste ano, a empresa passou a focar no processo de automação e aprimoramento da sua cadeia produtiva, para iniciar a comercialização em massa de seus automóveis. Atualmente a Rivian está construindo o caminhão R1T, o R1S SUV e as vans de entrega, e também está desenvolvendo uma picape elétrica para acompanhar seu SUV elétrico.

Agora, como uma empresa de capital aberto, a Rivian divulgou seu primeiro boletim financeiro que acabou resultando em uma queda de mais de 15% em seus papéis em negociação. A receita do terceiro trimestre chegou a apenas US $ 1 milhão, registrando um prejuízo de $1,2 bilhão, ou $12,21 por ação, somados a um prejuízo operacional de $776 milhões. 


NÚMERO DE BRASILEIROS MORANDO NO EXTERIOR CRESCE 122% NA DÉCADA

AS 3 VEZES QUE O BITCOIN MORREU EM 2021

Quer aprender a investir em criptoativos na bolsa, de forma prática e inteligente? Nós preparamos um curso gratuito com o passo a passo. Clique aqui para acessar.