Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

Empresa que nunca vendeu um produto tem prejuízo e as ações caem

Rivian, a concorrente da Tesla que vale $85 bilhões sem nunca ter vendido um automóvel, divulgou seus primeiros resultados como empresa de capital aberto, e o resultado foi uma queda de mais de 15%.

O termo “bolha financeira” é com certeza um dos jargões mais utilizados na economia global atualmente, afinal, nunca houve um período tão propício para a ocorrência da supervalorização de ativos financeiros como ocorre atualmente. Em uma discussão ampla sobre ativos que vão desde criptomoedas até o S&P 500, a ocorrência de uma “bolha” é sempre abordada e discutida, e a razão disso é bem evidente. 

Em toda a história do sistema financeiro global, nunca houve tanto dinheiro injetado no sistema quanto há em 2021, isso é um fato. Os juros nunca estiveram tão baixos, e entendendo o juros como o “preço do dinheiro”, fica claro que quanto menor os juros maiores as chances de esse dinheiro ser mal alocado em diferentes ativos, super precificando-os, e criando as famosas bolhas. 

E quando o assunto é questionar o preço de ativos e empresas no mercado, uma empresa chinesa montadora de automóveis elétricos se destaca. 

Fundada em 2009, a Rivian Automotive é uma startup que promete produzir SUVs e caminhões elétricos completamente automatizados, sendo uma concorrente da Tesla, mas que, desde sua fundação, não conseguiu vender um automóvel (ou ao menos fazer isso em uma escala considerável). 

Descubra as novas criptomoedas mais promissoras do mercado com o BlockTrends PRO! Receba +50 cursos, análises diárias, relatórios semanais, carteiras recomendadas, acesso a uma comunidade exclusiva e muito mais.

Mesmo assim, a montadora estreou na bolsa valendo mais de $65 bilhões, e chegou a atingir uma capitalização de mais de $139 bilhões. Isso significa que a montadora se tornou a segunda empresa de automóveis mais valiosa do mundo sem nunca produzir uma frota de seus produtos.

Desde que abriu seu capital em novembro deste ano, a empresa passou a focar no processo de automação e aprimoramento da sua cadeia produtiva, para iniciar a comercialização em massa de seus automóveis. Atualmente a Rivian está construindo o caminhão R1T, o R1S SUV e as vans de entrega, e também está desenvolvendo uma picape elétrica para acompanhar seu SUV elétrico.

Agora, como uma empresa de capital aberto, a Rivian divulgou seu primeiro boletim financeiro que acabou resultando em uma queda de mais de 15% em seus papéis em negociação. A receita do terceiro trimestre chegou a apenas US $ 1 milhão, registrando um prejuízo de $1,2 bilhão, ou $12,21 por ação, somados a um prejuízo operacional de $776 milhões. 

Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com

Notícias relacionadas