Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

China vende excesso de gás russo à Europa

Companhias chinesas, como a estatal Sinopec, estariam lucrando com a revenda de gás natural russo.

Com o conflito na Ucrânia completando 6 meses, a situação europeia ainda parece longe de ser resolvida. Além de potenciais prejuízos da ordem de $289 bilhões apenas nas empresas do setor elétrico, o continente europeu agora continua em busca de substitutos para o gás russo.

Em 2 de setembro, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China mencionou que o maior beneficiário até o momento seriam os Estados Unidos, que estaria exportando gás para o continente.

Embarque em mais de 150 horas de conteúdo exclusivo sobre o universo das criptomoedas e blockchain na Plataforma BlockTrends.

Dados a respeito da importação de gás e exportações chinesas, porém, indicam o oposto. Enquanto Pequim acusa os EUA de lucrar com o conflito, o gigante asiático aumentou em 65,8% as importações de gás natural por meio do gasoduto “Power of Siberia”, de propriedade da Gazprom.

A China aumentou ainda as importações de GNL, gás natural liquefeito, em até 28%. Agora Pequim, está liberando suas reservas para serem revendidas na Europa.

Os números apresentados pela Sinopec, maior empresa de refino de petróleo chinesa, apontam para uma exportação da ordem de 4 milhões de toneladas de gás natural no país que é importador do produto. O número equivale a cerca de 7% do consumo europeu no período, e segundo valores apresentados pela empresa, teriam rendido cerca de $100 milhões apenas na mudança de nome do país exportador. 

Segundo a mídia chinesa, a Sinopec teria realizado a venda de ao menos 45 navios com gás natural russo. O volume deve ajudar a Europa a atingir 80% das reservas de gás natural.

Na última semana a Rússia interrompeu por tempo indeterminado a distribuição de gás ao restante do continente por meio do gasoduto Nord Stream 1.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas