O London Stock Exchange Group (LSEG), a bolsa de valores de Londres, anunciou planos para uma nova iniciativa de mercados digitais, após explorar a ideia por cerca de um ano. Nesse sentido, o esperado é que o grupo torne-se a primeira grande bolsa a usar tecnologia blockchain para a negociação de ativos.
Desse modo, Murray Roos, diretor de mercados de capitais do LSEG, enfatizou em entrevista ao Financial Times que o foco da bolsa não está em criar algo relacionado a criptoativos. Na realidade, o objetivo é usar a tecnologia de blockchain para melhorar o processo de transação para ativos tradicionais. A ideia é tornar o processo mais ágil, eficiente, barato e transparente, e também regulamentado.
“A ideia é usar a tecnologia digital para tornar um processo mais eficiente, mais suave, mais barato e mais transparente… e regulamentá-lo”, disse. Desse modo, o objetivo final da Bolsa de valores de Londres é criar uma plataforma global que permita aos participantes de todas as jurisdições interagir com pessoas em outras jurisdições, cumprindo regras, leis e regulamentos. Por exemplo, facilitaria uma situação em que um comprador suíço deseja comprar um ativo japonês de um vendedor americano.
Inicialmente, a iniciativa digital provavelmente se concentrará em mercados privados, onde as transações costumam ser lentas. Após provar que o modelo funciona nesse cenário, o foco se expandirá para incluir outros tipos de ativos.
Portanto, nos últimos meses, a tendência de usar a tecnologia blockchain em grandes instituições está ganhando força. Conforme evidenciado pelos testes bem-sucedidos da Swift de transferências de ativos tokenizados em várias blockchains.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com