A comunidade cripto está expressando preocupações acerca da rede Ethereum nos últimos dias. A grande preocupação é de que o Ethereum é centralizado. Ou na realidade, poderá ser no futuro. Isso é, trata-se do poder crescente da Lido Finance no mercado de staking líquido.
Nesse sentido, existe o temor de que, no futuro, os validadores da Lido possam manipular, e decidir, sobre todo mecanismo da blockchain. Desse modo, o protocolo também poderia organizar transações.
A plataforma “Lido Finance” está quebrando todos os recordes, estabelecendo-se como líder indiscutível no setor de staking líquido do Ethereum. Atualmente, a Lido detém uma participação de mercado de 32,4%, com um valor total bloqueado (TVL) de US$ 14,1 bilhões. O staking líquido é uma atividade onde o validador trava seus tokens em uma plataforma, para fazer o staking, mas recebe um sintético de volta.
Desse modo, o Ether trata-se de um token de governança quando colocado em staking. Portanto, muitos expressam a preocupação de que, se a Lido alcançar uma participação de 66% no mercado, poderá decidir por si mesma como organizar as transações dentro da blockchain.
Caso aconteça, poderia comprometer os princípios do Ethereum, e mostrar que o Ethereum é centralizado. Em resposta a esses riscos, quatro provedores de staking líquido adotaram uma estratégia para limitar o poder dos validadores.
Tais provedores, como Rocket Pool, StakeWise, Stader Labs, Diva Staking e Puffer Finance estão se mobilizando para garantir que nenhum deles possua mais de 22% da participação de mercado de staking do Ethereum. No entanto, a Lido não concorda com essa abordagem e optou por continuar seu caminho
Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com