A SouthRock Capital, operadora de grandes marcas como Starbucks, Subway, Eataly, TGI Fridays (Thank God Its Friday) e Brasil Airports Restaurants, entrou com um pedido de recuperação judicial nesta terça-feira (31). O pedido, realizado na 1ª Vara de Falências do Tribunal de Justiça de São Paulo, revela uma dívida estimada em R$ 1,8 bilhão.
A empresa, segundo noticiado pelo InfoMoney Business, busca proteger financeiramente suas operações no Brasil. Além disso, a ajustar seu modelo de negócio à realidade econômica atual, incluindo revisões no número de lojas, calendário de aberturas, alinhamento com fornecedores e acionistas, e força de trabalho.
A SouthRock justifica a decisão como um reflexo dos desafios econômicos enfrentados no Brasil pós-pandemia, incluindo inflação e taxas de juros elevadas. Além disso, a empresa planeja, com a recuperação judicial, continuar desenvolvendo e expandindo suas marcas no país, mantendo as operações das varejistas durante o processo.
“O excesso de endividamento, a baixa lucratividade decorrente do fechamento de seus restaurantes por diversos meses em função da Covid-19 e impossibilidade de obtenção de novas linhas de crédito comprometeram a capacidade de as requerentes honrarem seus compromissos financeiros”, cita o documento. A SouthRock é representada pela TWK Advogados.
Fundada em 2015, a SouthRock tem se destacado na expansão de marcas globais e locais. Inaugurou as primeiras lojas da Brazil Airport Restaurants em 2017, assumiu a operação da Starbucks e da lanchonete TGI Fridays em 2018.
Ademais, em 2022 tornou-se responsável pelo Subway, com mais de 1.600 unidades no Brasil, e firmou parceria para operar e expandir o Eataly. A empresa se posiciona como a maior franqueadora de alimentos e bebidas do país.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com