O mercado financeiro global se prepara para uma semana de grandes desafios que podem refletir no preço do bitcoin. Nos próximos dias, o FED dos EUA deve anunciar um novo aumento na taxa de juros, e grandes empresas de tecnologia (big techs) devem anunciar o balanço do último trimestre.
A política de elevação da juros dos Estados Unidos tem reverberado no preço do bitcoin e outras criptomoedas. Em janeiro de 2022, por exemplo, o mercado cripto perdeu quase R$ 700 bilhões em capitalização logo após um anúncio do FED que elevou os juros.
Nos últimos meses, a elevação da taxa de juros influenciou negativamente o preço do bitcoin no mercado. Esse aumento atrai investimentos para produtos financeiros de renda fixa ao mesmo tempo que afasta investidores de ativos de risco como o bitcoin.
FED dos EUA e o bitcoin
Entre os dias 26 e 27 de julho de 2022, o FED dos EUA pode anunciar um novo aumento na taxa de juros. De acordo com o analista on-chain do BlockTrends, Cauê Oliveira, um novo acréscimo de 0,75 bp é esperado.
Dessa forma, Cauê Oliveira avalia que a nova taxa de juros servirá como um teste para o preço do bitcoin. A próxima reunião do FED também deve sinalizar se a política de elevação da taxa de juros será mantida por mais tempo.
“O anúncio sobre a decisão da próxima elevação, que neste momento é esperado 0.75 bp, pode trazer mais informações sobre o quão longe podemos ir dentro de um ambiente de contração monetária e redução de demanda.”
O FED tenta controlar a inflação norte-americana elevando a taxa de juros, e forçando a redução na demanda no mercado. O analista on-chain do BlockTrends orienta que a manutenção dessa política de aumento pelo FED pode resultar em menos investimento no bitcoin.
“Se a decisão for acima do esperado, poderemos ver um impacto negativo de curto prazo e entenderemos que o FED estará ainda mais inclinado a continuar forçando uma redução na demanda como forma de reduzir a inflação norte-americana. Este tipo de redução de demanda, diminui a propensão ao crédito, alavancagem e investimentos como um todo, isto significa menor fluxo de capital entrando no mercado cripto também.”
Big techs preparam fechamento trimestral
Além de sofrer influência da taxa de juros, o preço do bitcoin pode apresentar forte correlação com o mercado de ações, principalmente de empresas que são consideradas big techs.
Sendo assim, além do anúncio do FED dos EUA, nesta semana big techs divulgarão seu balanço trimestral. Nesta terça-feira (26), a Microsoft e o Google (Alphabet) apresentarão os dados sobre o balanço da empresa nos últimos três meses.
Enquanto isso, o Meta (Facebook) divulgará o balanço na quarta-feira (27) e a Apple apresentará seus resultados na próxima quinta-feira (28). Uma redução nos ganhos dessas empresas pode influenciar o preço do bitcoin.
Cauê Oliveira lembra que existe uma forte correlação do preço do bitcoin com a bolsa norte-americana. Assim como o anúncio do FED, o balanço trimestral das big techs será desafiador para o mercado cripto.
“O bitcoin é altamente correlacionado com a bolsa norte-americana, em especial com empresas de tecnologia. Muitos gestores de ativos acabam transacionando bitcoin como uma empresa de tecnologia, neste caso de uma precificação negativa nestes ganhos, bitcoin acabará sofrendo indiretamente.”
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com