Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Tecnologia

Apple deve lançar óculos de realidade virtual ainda este ano. O preço? $3000

Informações levantadas pela Bloomberg mostram uma visão bastante distinta da empresa de Tim Cook diante daquela propagada pelo “Meta” de Mark Zuckerberg.

A gigante de Cupertino, que recentemente atingiu a marca de $3 trilhões, animou os investidores com a ideia de lançar seu próprio aparelho de Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

Segundo apuração da Bloomberg, o novo aparelho deve custar $3 mil (sem valores para o Brasil ainda), e focar em comunicação, vídeo e gameplay.

Ainda no relatório publicado pelo analista Mark Gurman, especula-se que a ideia da Apple para o Metaverso seja bastante distinta daquela pretendida por Mark Zuckerberg.

Para a Apple, o Metaverso deve ser apenas uma extensão daquilo que seus usuários fazem “normalmente”, mas com maior imersão. Assistir filmes, jogar videogame ou fazer reuniões e bate-papo, algo distante do sonho de Mark de criar o Oasis de Ready Player One, o filme de Spielberg sobre um mundo virtual que aliena pessoas da realidade. 

Ainda segundo Gurman, a Apple estaria mais interessada em “Realidade Aumentada”, a capacidade de projetar objetos virtuais no mundo físico, uma tecnologia similar a do jogo Pokemon Go.

A disputa entre AR e VR é o campo de batalha entre as Big Techs no Metaverso, mas para a Apple deve ser uma expansão da sua estratégia de se tornar uma gigante também em serviços.

Apesar de a maior parte de sua receita vir da venda de iphones, macbooks e outros aparelhos, a empresa tem dado atenção especial a sua parte de serviços, como a App Store.

O plano, expandindo com a chegada de Tim Cook como CEO, já apresenta alguns resultados impressionantes, como o fato de a Apple ter se tornado uma das maiores empresas de games do mundo.

De acordo com o Wall Street Journal, a Apple abocanhou em 2019 cerca de $8,5 bilhões em lucros vindo da venda de Games via AppStore, um valor maior do que os ganhos da Microsoft e Sony somados (empresas que de fato produzem games).

A expansão para o Metaverso é uma das mais aguardadas por parte dos investidores que esperam um aumento na linha de produtos da empresa. Outras áreas, como o carro autônomo da Apple, também é aguardada.

Na prática, a ideia é que a empresa expanda sua área de atuação, preservando algumas características centrais, como um preço acima do mercado e um público de maior renda.

A despeito de limitar em volume de vendas, a estratégia mais do que compensa, tendo em vista que a empresa consegue uma margem de lucro bastante mais elevada do que concorrentes diretas como Samsung.

O resultado é que mesmo detendo apenas 32% das receitas em vendas de smartphones, por exemplo, a Apple captura ao menos 66% do lucro com vendas do produto em todo o mundo.

Clique aqui e inscreva-se agora em nosso canal do YouTube e fique por dentro das últimas novidades em cripto.


Warren Buffett sorteia Bitcoin no TikTok, mas óbvio que é golpe com DeepFake Brasil quer cobrar direito autoral da Amazon pelo uso do nome Há 10 anos, um universitário recebeu 22 Bitcoins após viralizar na TV Golpistas usam deepfake do Elon Musk para pedir doações em cripto; e conseguiram US$165 mil MPSC Bloqueia R$27,4 Milhões de Empresa Suspeita de Pirâmide Financeira