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Investimentos

PicPay anuncia lucro ajustado de R$58 milhões e reverte prejuízo

Segundo a empresa, entre os motivos da reversão está a expansão do portfólio de produtos e serviços, juntamente com o controle e a eficiência operacional.

O PicPay, fintech de pagamentos, anunciou nesta quinta-feira (24), um lucro ajustado de R$58 milhões no primeiro semestre de 2023. Dessa forma, revertendo a perda de R$656 milhões apurada no mesmo período de 2022.

Segundo a empresa, entre os motivos da reversão está a expansão do portfólio de produtos e serviços, juntamente com o controle e a eficiência operacional. Vale ressaltar que, no ano passado, o PicPay atingiu o break-even 18 meses antes do previsto, conforme divulgou.

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“Fizemos movimentos importantes, como a aquisição da BX Blue, a construção da unidade de Investimentos e a incorporação do varejo do Banco Original. Isso nos ajudou a acelerar nossa capacidade de expandir o ecossistema, com mais produtos de investimentos, crédito, cartões e seguros. Além de outros diferenciais, sem perder o foco na rentabilidade. Esse equilíbrio nos levou ao terceiro resultado positivo consecutivo. Portanto, nos dá confiança para seguirmos para o próximo passo, que é oferecer uma proposta de valor personalizada para cada tipo de cliente”, diz Eduardo Chedid, CEO do PicPay.

A segmentação será dividida em diferentes públicos e vai incluir a alta renda. Hoje, o aplicativo faz parte de uma base de mais de dois milhões de clientes afluentes, revela a empresa.

Números do PicPay

Conforme comunicado, o maior engajamento da base, aliado ao cross sell, levou a receita líquida a crescer 21% na base anual, a R$ 1,5 bilhão. A mesma estratégia, somada ao controle e alocação efetiva de custos e despesas, contribuiu para a empresa alcançar uma margem bruta de R$ 817 milhões no primeiro semestre de 2023. Um crescimento de 111% em relação ao primeiro semestre de 2022.

A margem chegou a 53% ante 31% no ano passado, graças ao aumento da eficiência e redução de custos. No semestre, o PicPay também registrou EBITDA ajustado de R$ 123 milhões contra uma perda de R$ 403 milhões no mesmo período do ano anterior. 

Para a próxima metade do ano, a companhia também espera acelerar o crescimento da receita e a base de usuários ativos enquanto entrega rentabilidade, embora não deva maximizar os lucros devido às integrações e aos investimentos em novas avenidas de crescimento, como a recente unidade de negócios de Investimentos, a expansão de serviços financeiros para o público PJ e a entrada no mercado de benefícios corporativos. 

O PicPay destacou o lançamento de novas soluções com foco nesses usuários, como CDBs com diferentes prazos, remunerações e de outros emissores, seguros que englobam Open Finance, features como alerta de preços para quem negocia criptomoedas, novas empresas para investir via P2P Lending, e o Conta das Contas, que visa permitir movimentar qualquer conta pelo PicPay e reúne mais de 1,5 milhão de usuários e R$ 17 milhões transacionados no Open Finance, conforme a fintech. 

Além disso, no próximo semestre, a companhia também vai lançar novas vertentes de cartão Black e Platinum com programa de pontos com mais vantagens, além de novos produtos de investimentos, como fundos, e o atendimento via gerentes.

“Estamos saindo de uma abordagem de ‘one-size fits all’ para uma comunicação personalizada e sob medida para cada segmento de cliente”, explica André Cazotto, diretor de RI, Estratégia e M&A do PicPay.

Crescimento de base

Conforme levantado pelo PicPay, o número de usuários novos na plataforma têm aumentado de forma constante. Além disso, os usuários já participantes da plataforma estão aderindo a novos produtos de forma mais rápida, consumindo três produtos em média. Em comparação, o crescimento da adoção neste semestre equivale ao tempo de oito meses nos anteriores, segundo o PicPay.

Os Cofrinhos somam quase quatro milhões criados em apenas seis meses com R$ 2 bilhões investidos. O TPV, por sua vez, totalizou R$ 116 bilhões, um crescimento anual de 32%, e demonstra a força e a escala do modelo de negócio.

“Neste ano, lançamos diversos produtos e serviços com foco na estratégia de expandir nosso ecossistema financeiro para nos tornarmos a principal conta dos usuários ao longo do tempo. Esse objetivo deverá permanecer pelo próximo semestre, baseado também na rentabilidade e maior eficiência operacional”, reforça Cazotto. 

A expectativa da empresa é de que esses números de engajamento, e crescimento da base, aumentem ainda mais no próximo semestre. Nesse sentido, a empresa destaca sua nova campanha “Sua vida com mais pique”. A campanha, estrelada por Sabrina Sato, Sheron Menezes e Rodrigo Lombardi, foi lançada neste mês. Apenas em agosto, o PicPay deve adicionar aproximadamente 900 mil novos clientes ao ecossistema, afirma a fintech.

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