Em matéria recente do Globo, as “Notas da Comunidade”, ferramenta do X, foram duramente criticadas. Nesse sentido, as “Notas da Comunidade” são uma ferramenta da rede social de Elon Musk para verificar fatos. Além de checar a veracidade das postagens feitas por seus usuários.
Trata-se de uma forma colaborativa de adicionar contexto útil aos posts e manter as pessoas mais bem-informadas. A ferramenta já adicionou notas à postagens de famosos, políticos, pessoas “comuns” e até publicidades.
Os colaboradores podem escrever notas em qualquer post e, se um número suficiente de colaboradores com diferentes pontos de vista classificar essa nota como útil, ela se tornará pública no post. Inclusive, o próprio Elon Musk já levou checagem da ferramenta.
Todavia, a matéria do Globo questiona a veracidade da checagem. Ademais, também levanta a acusação de que as “Notas da Comunidade” podem estar “desafiando o TSE”, por checar erros factuais cometidos por jornais, ou políticos.
Assim, na matéria do “O Globo”, por exemplo, coloca-se a checagem de quando Carlos Zarattini (PT-MG) citou o Estadão para afirmar que Romeu Zema (Novo) havia criado uma “Frente Sul e Sudeste contra o Nordeste”. Todavia, de forma literal ele nunca havia falado isso, como contextualizado pelas notas.
Também foi mencionado sobre a contextulização da Deputada Renata Souza (PSOL) que acusou o DALL-E 3 do Bing AI (inteligência artificial) de ter racismo algorítmico. Isso, após supostamente t6er pedido para que a máquina desenhasse ela na favela, e a IA ter gerado uma arma em sua mão.
Nas notas da Comunidade, explica-se que, devido às políticas rigorosas do DALL-E e do Bing, que estão em processo de checagem, é improvável que a IA tenha gerado uma arma sem que alguém tenha feito um pedido muito específico.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com