O mercado de criptomoedas não para de atrair investidores com apetite ao risco. Um exemplo disso, é a nova moda em cripto que surgiu nos últimos dias, chamada de “pré-venda” pública.
A ideia é mandar dinheiro para um perfil do X, que alega estar criando uma nova criptomoeda meme com grande potencial de valorização, e receber uma porcentagem quando ela for surgir no mercado.
Desse modo, mais de US$ 122 milhões em criptomoedas foram enviados a destinos incertos, saindo das carteiras virtuais de investidores para o bolso de desenvolvedores que prometem lucros altíssimos para eles.
Conforme análise do blockchain da Solana, feita pelo analista anônimo ZachXBT, rede de contratos inteligentes, somente nesse ecossistema foram 655 mil tokens SOL. A quantia equivale a um movimento de uma semana na rede.
A expectativa por trás desse movimento é, por parte do desenvolvedor, arrecadar fundos suficientes para formar liquidez e criar sua própria criptomoeda. Por outro lado, da perspectiva do investidor que envia seus fundos, a expectativa é de lucro.
Riscos da nova moda cripto
Contudo, diversos golpes surgem nesse meio tempo. Isso é, os investidores precisam confiar que os fundos serão realmente usados para criar uma criptomoeda.
Além disso, mesmo nos casos em que realmente seja o intuito do desenvolvedor, existe o risco da moeda não valorizar. Visto que uma memecoin é baseada apenas em um “hype”. Ou seja, é necessário uma narrativa, ou piada, para que a pressão compradora siga com força.
Os casos são diversos. O analista de blockchain ressalta um golpista que roubou seis dígitos em um movimento destes. Apesar do golpe, ZachXBT alerta que, não satisfeito, o mesmo desenvolvedor voltou a arrecadar com um novo endereço virtual.
“Alerta da comunidade. Ontem 0xNibba roubou 6 dígitos em pré-venda e agora está de volta como @richmoneysol tentando fazer outro golpe de pré-venda”, alerta o analista.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com