Notícias

Investimento de $1,6 bilhão da Binance vira $3 mil em 1 semana

No intervalo de 1 semana, a Binance viu um investimento cotado em $1,6 bilhão se reduzir em míseros $3 mil dólares.

A Binance, considerada como a maior exchange de criptomoedas do mundo divulgou um relatório que expôs uma gigantesca perda financeira com investimento realizado em Luna/UST.

Em divulgação, Changpeng Zhao, ou CZ, relatou que os ganhos da exchange foram eliminados pela atual correção do mercado que afetaram diretamente os ativos da rede Terra.

A Binance investiu US$ 3 milhões na rede Terra em 2018, tornando-a proprietária de 15 milhões de tokens LUNA, que até a última semana eram avaliados em $1,6 bilhão, considerando o preço máximo do LUNA.

Junto com milhares de investidores de varejo que perderam dinheiro na semana passada após o colapso do ecossistema Terra ao lado de sua stablecoin Terra USD (UST), a Binance viu seu investimento reduzido para meros US$ 3.400.

O que aconteceu com o ecossistema Terra/LUNA?

Para entender como o colapso da Luna ocorreu, é necessário entender previamente o funcionamento por trás do sistema.

O protocolo consiste em dois tokens principais: Terra (UST) e Luna (LUNA).

Luna é o token utilizado para o UST atingir sua paridade com o dólar, se o preço do UST ultrapassar $1, $1 de Luna pode ser queimado e resgatado em UST, com o usuário realizando o lucro sobre a operação.

O exemplo também serve para a operação inversa, se o preço de UST cair, usuários podem trocar 1 UST por $1 em Luna.

E esse foi exatamente o caso presenciado nos últimos dias, o token UST perdeu sua paridade com dólar, e cada vez mais usuários passaram a trocar 1 UST por $1 em Luna, mesmo que o UST não valesse de fato $1.

A cada operação que transforma UST em Luna, tokens Luna são impressos e adicionados à oferta total.

O fenômeno fez com que isso acontecesse com a oferta de tokens: 

A quantidade gigantesca de token Luna que foi despejada no mercado fez com que o token inevitavelmente desabasse, conduzindo-o para o colapso.

No dia de ontem (11), a oferta de tokens Luna disponível no mercado era de 2,59B de unidades, já hoje (12), esse número cresceu para mais de 40B, um crescimento de cerca de 1500% nas últimas 24 horas.

No mês, o crescimento excede a casa dos 5700%.

Notícias relacionadas

Quer aprender a investir em criptoativos na bolsa, de forma prática e inteligente? Nós preparamos um curso gratuito com o passo a passo. Clique aqui para acessar.
Problemas de liquidez afetam 4 plataformas cripto Torcidas brasileiras de futebol irritam jornais argentinos com piada Quanto ganham os executivos de empresas estatais 5 bancos que já revisaram o PIB brasileiro para cima em 2022 Como era o Brasil no ano da conquista do penta