Há exatos 11 anos ocorreu o primeiro halving do Bitcoin. Satoshi Nakamoto programou o evento desde o primeiro bloco da criptomoeda, o qual reduz pela metade a recompensa de novos bitcoins para os mineradores. As “regras” já constavam no whitepaper antes mesmo da criação do ouro digital.
Nesse sentido, a emissão de novas moedas no mercado é cortada pela metade a cada três anos. O primeiro halving aconteceu em 28 de novembro de 2012, três anos e dez meses após o bloco gênesis.
Naquela época, negociava-se o Bitcoin a aproximadamente US$ 12, desde então esse aumentou em cerca de 300.000% do preço atual. De 2009 a 2012, os mineradores recebiam uma recompensa de 50 bitcoins por validar a emissão de novos blocos na rede.
Atualmente, a recompensa está em 6,25 bitcoins, ou US$ 234.921. O próximo halving do Bitcoin está programado para acontecer em meados de maio de 2024. Desse modo, reduzindo a emissão para 3,125.
É importante ressaltar que trata-se de uma especulação de tempo. Isso ocorre porque o blockchain utiliza a contagem em “timestamp”. Assim, a cada aproximadamente 10 minutos, adiciona-se um novo bloco à rede.
Além disso, o prazo de 10 minutos também justifica a dificuldade da rede. Isso porque, não importa quantos mineradores estiverem competindo entre si, e forçando suas máquinas, um bloco sempre surgirá em uma média de 10 minutos. Para tal, a dificuldade da rede é ajustada conforme a quantidade de agentes validadores atuando na rede.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com