O governo americano confirmou nesta sexta-feira (31), que realizou a venda de 9860 Bitcoins através da exchange Coinbase. Não foram dados detalhes sobre a maneira como foi realizada a operação.
A venda diz respeito a parte dos cerca de 205 mil Bitcoins detidos pelo governo americano através do DoJ, o Departamento de Justiça.
Estes 205 mil bitcoins são fruto de ao menos 3 operações realizadas pelo governo.
A primeira, na qual têm origem os Bitcoins vendidos neste mês, diz respeito ao caso de Ross Ulbricht, o fundador da Silk Road, um mercado negro da deep web fechado pelo governo americano. Cerca de 51,35 mil Bitcoins foram apreendidos no caso.
A segunda grande apreensão do governo ocorreu em um caso também envolvendo a Silk Road, com 69,369 Bitcoins tendo sido apreendidos com um hacker denominado de “Indivíduo X”. Segundo o governo, o hacker teria explorado uma brecha da Silk Road para desviar os recursos.
O casal Ilya Lichtenstein e Heather Morgan, responsáveis pelo hack na Bitfinex em 2016, também teve 94,643 mil Bitcoins apreendidos.
O governo americano se destaca como um dos maiores detentores de Bitcoin no mundo, com 205 mil Bitcoins em posse do DoJ, já descontada a venda realizada no dia 14 de março deste ano.
Entre governos que detém Bitcoins, os EUA ficariam agora atrás apenas da Bulgária, caso seja confirmada uma “lenda urbana” de que o país europeu possui de fato 213 mil Bitcoins apreendidos em um caso em 2017.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com