Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Tecnologia

Google lança IA para substituir jornalistas?

O The New York Times foi o primeiro a relatar a notícia. Conforme o veículo, o projeto foi apelidado internamente de “Genesis”.

O Google confirmou que está desenvolvendo uma ferramenta de inteligência artificial para jornalistas, e editores de notícias. Entre as funcionalidades está a de gerar textos e manchetes de artigos, segundo a empresa. O Google disse que a tecnologia pode transformar completamente a indústria do jornalismo. Além disso, a gigante da tecnologia disse em comunicado que está procurando fazer parceria com agências de notícias. Desse modo, o objetivo é firmar o uso da ferramenta de IA nas redações.

“Nosso objetivo é dar aos jornalistas a opção de usar essas tecnologias emergentes de uma forma que melhore seu trabalho e produtividade”, disse Jenn Crider, porta-voz do Google. “Assim como estamos disponibilizando ferramentas assistivas para pessoas no Gmail e no Google Docs”, emendou.

O The New York Times foi o primeiro a relatar a notícia. Conforme o veículo, o projeto foi apelidado internamente de “Genesis”. Inicialmente, eles ofereceram a ferramenta a grandes veículos nos Estados Unidos, como The Times, The Washington Post e a News Corp, dona do The Wall Street Journal.

Embora o comunicado do Google não tenha citado diretamente essas empresas de mídia, disse que está se concentrando particularmente em “editores menores”. Já adiantando preocupações dos profissionais sobre o futuro de suas carreiras, o Google acrescentou que o projeto não visa substituir os jornalistas nem seu “papel essencial na reportagem, criação e verificação de fatos de seus artigos”.

Contudo, o uso de tais ferramentas que utilizam linguagem generativa e são treinadas com informações on-line causa preocupações. O motivo é o potencial já conhecido da inteligência artificial para interpretar fatos errados ou ainda “alucinar” nas respostas.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com



Crise diplomática com Israel impacta FAB, agro e energia no Brasil Aos 85 anos, Abílio Diniz ainda inovava e apostou em cripto Apple bloqueia pornografia em Vision Pro e usuários ficam irritadíssimos Analistas aumentam estimativa de lucro do Nubank em 4x e banco sugere “calma” Terceiro homem mais rico do México tem 60% do patrimônio líquido em Bitcoin