A gigante da tecnologia Google pode estar considerando cortar despesas, e demitir equipe de adsense, para usar inteligência artificial (IA). Conforme uma reportagem do The Information, a empresa estuda como implementar a tecnologia no Google Ads. Contudo, não é certo quantas pessoas a empresa planeja demitir, mas uma eventual reestruturação no setor pode afetar cerca de 30.000 empregados.
Nesse sentido, o Google planeja consolidar a equipe do Ads, incluindo possíveis demissões, ao redistribuir empregados em suas unidades de vendas para clientes que supervisionam relações com grandes anunciantes. A estratégia pode fazer sentido do ponto de vista tecnológico, uma vez que a análise de banco de dados feita por uma IA é mais eficiente que o olho humano.
A equipe do Ads recebeu as mudanças em uma reunião há uma semana. A reestruturação ocorre porque o trabalho dessas vagas foi completamente automatizado com IA.
Em setembro, o Google já havia anunciado que suas ferramentas de IA poderiam criar campanhas automaticamente. Essas seriam capazes de escanear um website e gerar palavras-chave relevantes. Além de títulos, descrições, imagens e outros ativos.
A ferramenta Performance Max (PMax) da empresa também recebeu novos recursos com IA, permitindo criar ativos customizados e escaláveis com poucos cliques. O PMax pode modificar o anúncio para se adequar ao serviço de exibição e criar variações de um mesmo anúncio de acordo com seu desempenho, sem supervisão humana.
A reportagem acrescenta que existiam 13.500 empregados do Google específicos para este setor. O Google sempre foi uma das empresas líderes em estudos de ferramentas de IA. No entanto, com a popularidade do ChatGPT da OpenAI no final de 2022, a empresa acelerou o lançamento do Google Bard como potencial concorrente.
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